O presidente da Fifa, Joseph Blatter, entregou seu cargo nesta terça-feira. Ele convocou novas eleições para a organização, da qual é presidente desde 1998. No entanto, o suíço não abandonará o cargo de imediato e ficará até o novo pleito. O mandatário foi reeleito na sexta para o seu quinto mandato à frente da entidade.
- Os membros da Fifa me reelegeram, mas o mundo do futebol não vem me apoiando, por isso coloco meu cargo à disposição. Ficarei como presidente e vou continuar a exercer a minha função até um novo presidente ser escolhido. O próximo congresso demoraria muito, seria em 2016, no México, por isso vou realizar um congresso extraordinário. Esse procedimento será de acordo com os estatutos. Eu lutei por isso, meus esforços não foram suficientes. Como não posso fazer isso sozinho, pedi a Domenico Scala, do Comitê Executivo, para realizar essas implementações - disse Blatter, em um pronunciamente nesta terça.
Domenico Scala, que faz parte do Comitê de Auditoria da Fifa, será o responsável por coordenar o processo da nova eleição, que deverá ocorrer entre dezembro e março de 2016. Como informou Joseph Blatter em seu discurso, o próximo Congresso Ordinário da organização seria só em maio do ano que vem, mas ele preferiu não esperar todo esse tempo.
OPINIÃO
EXCLAMAÇÕES DO EDITOR: A casa caiu!!!!
ANDRÉ KFOURI - Um marco para o futebol mundial
PLANETA FUT - Uefa estuda competição alternativa à Copa, segundo The Sunday Times
O dirigente disse que esperava cumprir o seu novo mandato na Fifa e que esperava que essa fosse o melhor para a entidade, mas que o apelo que vem de fora era contrário a sua permanência.
- Eu tenho refletido profundamente sobre minha presidência e sobre os 40 anos nos quais minha vida tem sido inseparavelmente ligada à Fifa e ao grande esporte do futebol. Eu cuido da Fifa mais do que qualquer coisa e quero fazer apenas o que for melhor para a Fifa e para o futebol. Eu me senti compelido a me candidatar à reeleição, pois eu acredito que essa era a melhor coisa para a organização. Essas eleições acabaram, mas os desafios da Fifa, não. A Fifa precisa de uma inspeção profunda. - discursou Blatter.
Blatter seguirá como presidente até o novo presidente ser escolhido e informou que respeitará os regimentos internos da Fifa.
- Vou continuar a exercer minha função como presidente até a próxima eleição. Isso terá que ser feito de acordo com o estatuto da Fifa, e devemos dar tempo para os melhores candidatos para apresentar-se e fazer sua campanha.
Blatter não suportou os escândalos de corrupção na entidade (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Blatter, que está no quinto mandato à frente da entidade, disse que pretende reduzir o tempo de mandato da presidência.
- Precisamos de limites para o mandato não apenas para o presidente, mas para todos os membros do Comitê Executivo.
Na última quarta-feira, sete dirigentes do alto escalão da Fifa, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin, foram presos, em Zurique, às vésperas da eleição da entidade. Eles são suspeitos de corrupção. A investigação é conduzida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, com apoio da polícia suíça.