Andar pelas ruas de Berlim reserva muitas surpresas para os turistas. A semana na capital da Alemanha é de final de Liga dos Campeões, entre Juventus e Barcelona, neste sábado, mas o que mais tem chamado a atenção dos milhares de visitantes é o uso da bicicleta como meio de transporte e suas "variações". Tem para todos os gostos: comum, mountain bike, estilizadas, magrelas que viram táxi e até uma "bicicleta polvo".
Em frente ao Portão de Brandemburgo, a bicileta polvo faz sucesso. Um condutor convida os turistas a subirem na magrela com vários braços e dá voltas pelo local. O interessante é que todos participam da pedalada, mas só o dono pode indicar o caminho. Ao todo, seis pessoas podem desfrutar da bike. Se for utilizada em forma de táxi, o preço sai a dois euros por pessoa (R$ 7). Caso um grupo queira alugar por até duas horas, cada um paga oito euros (R$ 28).
Há também bicicletas que servem como táxi. São elétricas, e suportam até dois passageiros, além do condutor. Um caminho de cerca de três quilômetros custa 12 euros. algumas chamam a atenção pelo acabamento, e é um serviço muito procurado pelos turistas.