De férias em Recife, onde vive sua família, e com passagem de retorno marcada para França, João Paulo Batista recebeu no dia 2 de agosto uma ligação que o fez alterar todo seu planejamento e lhe reabriu as portas da Seleção Brasileira. Do outro lado da linha estava o técnico Rubén Magnano.
Sem alternativa depois dos pedidos de dispensa de Tiago Splitter, Nenê, Anderson Varejão, Vitor Faverani e Lucas Bebê, da hérnia de disco de Auguso Lima e das dores crônicas no joelho de Paulão Prestes, o treinador argentino teve de recorrer ao pivô de 31 anos, que não defendia a Seleção desde 2010, no Mundial da Turquia.
JP, como é conhecido, foi o último a se juntar ao grupo para os treinamentos, mas rapidamente correspondeu às expectativas do treinador e foi incluído na lista para a disputa da Copa América da Venezuela, que tem início nesta sexta-feira e dará quatro vagas à Copa do Mundo da Espanha, em 2014.
Mesmo chegando “atrasado”, JP ganhou espaço no time. Na disputa da Copa Tuto Marchand, em Porto Rico, teve média de 11,25 minutos por partida, número pouco inferior ao registrado por Caio Torres, que iniciou a competição como titular.
– Foi uma surpresa quando o Rubén me chamou. Estava de férias e com as malas prontas para voltar à França (onde é capitão do LeMans Sarthe). O fato positivo é que não estava totalmente parado. Desde o início de julho, estava treinando com a equipe do Sport, que disputa a LDB ( Liga de Desenvilvimento de Basquete) – disse o pivô.
Apesar de ter ficado ausente do time nacional nos dois últimos anos, JP vai para sua quinta grande competição pelo Brasil (estreou nos Jogos Pan-Americanos de 2007). Na Venezuela, terá a chance de brigar pelo bicampeonato da Copa América, uma vez que integrou o grupo no torneio realizado há quatro anos em Porto Rico,
– Para mim, é sempre uma honra e alegria jogar pela Seleção. Jamais vou pedir dispensa. Apesar de ser capitão do LeMans e perde a pré-temporada, não abro mão de jogar pelo Brasil por nada. Deixei minha esposa e meus dois filhos em Recife – disse o pivô, de 2,06m.
FRASE
“Temos uma ótima safra de pivôs e o Rubén está tentando fazer uma renovação. Mas a molecada às vezes não sabe aproveitar a chance, não sabe da importância de estar aqui. Para mim é só ligar que em dois segundos estou aqui”
JP NA SELEÇÃO
Disputou os Jogos Pan-Americanos (2007, campeão), Pré Olímpico das Américas (2007), Pré-Olímpico Mundial (2008), Copa América (2009, campeão), Sul-Americano (2010, campeão) e Mundial (2010).