Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atleta ganha o primeiro ouro do Brasil no Mundial Paralímpico de Halterofilismo

Escrito por

O mineiro Rafael Vansolin conquistou o título mundial paralímpico de halterofilismo, nesta segunda-feira, em em Dubai, Emirados Árabes Unidos. O jovem, de 19 anos, levantou 112kg e sagrou-se campeão júnior na categoria até 72kg, e ainda entrou na história por ser o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em mundiais da modalidade. Rafael superou Farhod Umirzakov, do Uzbequistão, Saeed Heydarpour, do Irã, e Sukru Mutlu, da Turquia, para subir no ponto mais alto do pódio.

- Estou muito satisfeito com o que fiz. Minha melhor marca era 108kg e subi quatro. Nem mesmo no treino tinha chegado a esse peso, fiquei no 110kg dias atrás - afirmou o medalhista de ouro.

Rafael chegou a estabelecer o recorde júnior com a marca, mas teve o peso superado pelo uzbeque Umirzakov - como o recorde do atleta do Uzbequistão foi na quarta tentativa, a marca de 116kg valeu apenas para a nova melhor marca do mundo, e não para a competição.

Mesmo com a pouca idade, Rafael não se intimidou em seu primeiro Mundial.

- Já tinha experiência internacional com o Parapan de Jovens (em Buenos Aires, no ano passado) e com os Jogos Para-Sulamericanos (em Santiago, 2014), então fiquei mais calmo. Superei algumas coisas e estou muito feliz com essa conquista - declarou o atleta.

O técnico da Seleção Brasileira, Weverton Santos, que acompanha o treino diário de Rafael, também não conteve a alegria.

“É o primeiro Mundial dele e já colocou quatro quilos acima da melhor marca pessoal. Nos deixou orgulhoso de todo o trabalho que fizemos. Foi maduro o tempo todo, não amarelou e nem baixou a cabeça. É o último ano como júnior e fechou com chave de ouro, mostrando que tem um futuro promissor pela frente, e que ainda vai amadurecer muito - declarou o treinador.

Na disputa sênior no Mundial, Rafael terminou na 16ª colocação. O vencedor na categoria foi o egípcio Mohamed Elelfat, com 217kg, seguido do iraniano Roohallah Rostami (209kg) e do russo Sergei Sychev (206kg).