Quando Arouca sentiu uma fisgada na coxa direita nos últimos momentos do duelo contra o Sport, na segunda rodada do Brasileirão, a torcida santista e o técnico Muricy Ramalho "gelaram". Poderia estar ali uma péssima notícia para o duelo frente ao Corinthians, na semi da Libertadores. No entanto, o jogador fez tratamento intensivo nos últimos dez dias, voltou a treinar no gramado nesta quinta e é a grande aposta do Peixe na "decisão".
Foi diante do arquirrival da capital que o volante viveu um dos principais momentos desde que aportou na Vila Belmiro, em 2010. Na final contra o Corinthians, pelo Paulistão 2011, o jogador concretizou um sonho e marcou seu primeiro gol pelo Peixe, dando início a vitória por 2 a 1. Para o próximo dia 13, novamente na Vila, o jogador espera repetir a dose, quer brilhar novamente contra o rival.
- Marcar gols é sempre bom. Se eu puder fazer mais um contra o Corinthians, com certeza ficarei muito feliz. Apesar disso, minha função é outra. Preciso me concentrar mais na marcação e espero que os gols apareçam também para o pessoal lá do ataque - disse o camisa 5 em entrevista exclusiva ao LANCENET!.
Após marcar o tento na final do Paulistão, dia 14 de maio de 2011, Arouca voltou a balançar as redes para o Peixe neste ano, também pelo campeonato estadual. Foi na vitória sobre o Guarani por 2 a 0, no Brinco de Ouro, pela fase de classificação.
Com o meia Ganso fora do duelo de ida da semifinal da competição sul-americana por conta de uma lesão no joelho direito, e tendo o craque Neymar muito marcado nos últimos jogos do Peixe pela Libertadores, Arouca pode ser o diferencial alvinegro. Ele prega humildade, e acredita em todo o elenco para carimbar a vaga para as semifinais.
- Neymar e o Ganso são caras que decidem, resolvem os jogos a nosso favor, mas não podemos esquecer que temos outros jogadores que podem fazer a diferença. Temos o Elano, Kardec e o Borges, por exemplo, que também têm potencial para incomodá-los lá na frente. Isso sem contar os laterais, que apóiam bastante e o Edu e o Durval que são fortes na bola aérea - afirmou o jogador.
Mantendo o script de preparação para o duelo decisivo diante do Corinthians, Arouca não deve ser relacionado para o duelo contra o São Paulo neste domingo, pela quarta rodada do Brasileirão. O jogador segue recuperando a melhor forma física para entrar "voando" na Libertadores e escrever nova história contra o rival, se possível, concretizando um sonho.