A partida contra o Grêmio, neste sábado, às 16h20, na Vila Belmiro, marca o início de uma nova filosofia que a diretoria santista tenta implementar: a da integração com a base.
Na sexta-feira, o técnico interino Claudinei Oliveira, que dirigia a garotada no sub-20, comandou a primeira atividade com o time. Sem Muricy, o treinador de 43 anos tem missão de coordenar a remodelação. As boas campanhas e conquistas pela base, como a Copa São Paulo deste ano, o credenciaram ao posto.
E o treinador promoveu três mudanças na escalação: o lateral-esquerdo Léo e o zagueiro Edu Dracena estão de volta à equipe. Mas, a novidade no time que ilustra o “novo” Santos é o atacante Neilton.
Após iniciar no banco contra o Botafogo e mudar o jogo no segundo tempo, o jovem de 19 será titular. Sob o comando de Oliveira, o atacante foi um dos destaques na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, marcando gols decisivos.
Outra promessa da base que reflete o período é o atacante Gabigol, de apenas 16 anos. O jogador ganhou destaque nas categorias de base por ser artilheiro nos torneios e já participou de dois jogos neste Brasileiro.
Com a nova filosofia em prática, Claudinei Oliveira afirmou que o fato de conhecer os jovens o auxilia no comando interino, mas que os atletas precisam demonstrar capacidade, pois só isso os garantirá no time.
Conhecida pela passagem de Pelé, Robinho, Diego e Neymar, além de gerações que foram vitoriosas, a base do Santos tenta implementar o DNA que já marcou época no futebol para revelar os novos Meninos da Vila e iniciar uma era pelo Alvinegro.
Fim de um incômodo?
A saída de Muricy Ramalho e a entrada de Claudinei devem mudar a situação de outra promessa da base santista que havia sido encostada pelo antigo treinador: o atacante Victor Andrade.
Lançado por Muricy no ano passado com 16 anos, o garoto teve bons momentos no início mas acabou virando alvo de pancadas do seu comandante. Muricy fez fortes críticas ao seu comportamento e das pessoas que o assessoram, gerando revolta nos familiares de Victor. A situação se estendeu à diretoria do clube.
Muricy dizia que o jogador era superexposto na mídia e isso acaba atrapalhando o seu futebol.
Curiosamente, Victor estreou como titular pelo profissional justamente contra o Grêmio, no Brasileiro do ano passado.
Bate-Bola
Claudinei Oliveira
Técnico interino do Santos, durante entrevista coletiva
Você chega com a missão de colocar a garotada para jogar?
Eu assumo com a obrigação de fazer o melhor para o Santos. Temos carta branca para fazer o que é melhor para o Santos, como fiz para o Santos nas outras categorias. Vou colocar minha filosofia, não é de uma hora para outra. Isso sendo feito no time, acreditamos no sucesso.
Conta com Neilton e Gabigol?
O primeiro contato foi amistoso, treinavam sempre pelo sub-20. Sei a história, sei o que cada um fez. A base não vai garantir lugar. O que vai vai garantir é o que fizerem no time.
Cogita ter uma sequência maior?
Sou funcionário do clube, fui chamado para o período. Dois ou três jogos, sei lá. Não posso me efetivar ou demitir. O futuro pertence a Deus. Jogo a jogo, dia a dia...
Como fará para implementar essa nova filosofia na equipe?
O posicionamento eu vou cobrar no dia a dia, com respeito para cobrar os atletas e tenho de fazer aquilo que se tem de fazer.
A Joia e as novas promessas
Neymar
Aos 17 anos, Neymar estreou no Santos, contra o Oeste, em março de 2009. Brilhou no time e foi para o Barcelona.
Victor Andrade
Estreou aos 16 anos, em junho de 2012, contra o Grêmio. Depois, perdeu espaço com o técnico Muricy Ramalho.
Neilton
Estreou em março deste ano, aos 19 anos, contra o Mirassol. Já foi titular em um clássico contra o Palmeiras.
Gabigol
Aos 16 anos, estreou em jogos oficiais no último domingo, contra o Flamengo. Tem fama de ser goleador.