Dia 29/02/2016
23:59
Compartilhar

Foi no Brasil que o americano Patrick Earth Mendes, do levantamento de peso, encontrou o porto seguro para recomeçar sua carreira. O atleta de 25 anos é um dos representantes do time verde e amarelo no Pan de Toronto, após superar uma fase conturbada que envolveu um caso grave de doping e trabalhos paralelos para se manter financeiramente.

Em 2011, Mendes competiu no Pan de Guadalajara (MEX), mas sob a bandeira dos Estados Unidos. Na ocasião, foi adversário do brasileiro Fernando Reis, que levou a medalha de ouro. Já o ianque foi apenas o oitavo colocado na categoria acima de 105 quilos.

Na época, o pesista apresentava bons resultados em seu país, ao se sagrar campeão americano em 2011 e 2012. E foi exatamente no ano da Olimpíada de Londres, da qual estava tentando uma vaga, que sua vida deu uma guinada.

Patrick Mendes posa para foto no Pan de Toronto com o uniforme brasileiro (Foto: Divulgação)

Patrick testou positivo em dois exames antidoping feitos pela Agência Antidoping Americana (Usada) em fevereiro de 2012, por uso do hormônio de crescimento. Com isso, foi suspenso do esporte por dois anos, até março de 2014. 

– Eu cometi um erro. Naquela época, eu era muito jovem, e senti a pressão que eu colocava em mim mesmo – disse Patrick ao LANCE!, em entrevista em Toronto. O atleta fala apenas poucas palavras em português. 

Durante o tempo em que ficou parado, Patrick abandonou a prática do levantamento de peso. Para se manter em sua cidade, Las Vegas, virou vendedor de carro por um ano, e vendeu planos de saúde.

Com o fim da punição, voltou também a vontade de competir. Para isso, Patrick recorreu ao Brasil, país da qual também tem passaporte.

Filho de pai brasileiro e mãe americana, o atleta é da Seleção desde o ano passado. Com dupla nacionalidade, ele já havia procurado a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) em 2011, mostrando o seu interesse em competir sob outra bandeira. A transferência só se concretizou em 2014.

Patrick disputará nesta quarta-feira sua prova no Pan de Toronto, às 15h (de Brasília), na categoria até 105 quilos.

Atleta vende suplemento para ajudar a bancar preparação para a Rio-2016

Depois de ser vendedor de carros e de planos de saúde, Patrick Mendes concilia sua vida de atleta atualmente com outro ramo nos negócios. Ele abriu uma loja virtual de suplementos esportivos.

O pesista quer utilizar o dinheiro da comercialização dos produtos para ajudar a custear sua preparação para a Olimpíada Rio-2016. Nos últimos meses, ele intercalou seus treinos em Las Vegas, onde tem como mentor o técnico John Broz, e o Brasil.

Página do site de venda de suplemento esportivo de Patrick Mendes (Crédito: Reprodução/Internet)

- Competi no Pan de 2011 pelos Estados Unidos. Naquela época, falei com o Dragos (Stanica, técnico da Seleção Brasileira) que tinha interesse em competir pelo Brasil. A Olimpíada no ano que vem no Brasil era uma motivação para isso - disse Patrick.

Na página de vendas dos produtos suplementares na internet, Patrick explica seu projeto olímpico. No entanto, o caso de doping não é mencionado no texto que aborda sua vida pessoal e profissional. Em sua versão, a pausa é para a recuperação de um problema no quadril.

Siga o Lance! no Google News