Com um campeonato que será o mais longo da história da Fórmula 1, possuindo 20 corridas, o condicionamento físico dos pilotos será bastante exigido nesta temporada. Por isso, Fernando Alonso decidiu mudar o foco de seus treinamentos.
Até este ano, o espanhol concentrava sua preparação na consistência, conformando-se em estar com 80% de sua capacidade corporal durante o campeonato. Agora, o piloto da Ferrari quer se dedicar aos picos de forma física.
- Este ano a preparação é muito importante, não tanto para pilotar, mas pela duração do campeonato. Manter a boa forma de março até o final de novembro é quase impossível. Por isso, decidimos trabalhar para ter três ou quatro picos de forma física e psicológica - disse Alonso durante o evento da Ferrari em Madonna di Campiglio.
Outro aspecto que implicará na forma dos competidores neste ano será a volta do Kers (sistema de reaproveitamento de energia cinética). A peça tem cerca de 40kg, assim o peso do piloto fará o diferencial.
- Quando começar o Mundial dia 13 de março vou estar mais fino. Tive que parar um pouco minha preparação física por uma pequena lesão na perna, mas chegarei em plena forma - assegurou o bicampeão.