Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tsitsipas garante vaga no ATP Finals após derrotar Djokovic em Xangai

Será a primeira vez do grego no torneio que reúne os oito melhores do ano em Londres. Classificação foi obtida após ele avançar para a semifinal do Masters 1000 de Xangai (China)

Grego Stefanos Tsitsipas vai disputar o ATP Finals pela primeira vez na carreira  (Divulgação/Tennis Australia)
Escrito por

O grego Stefanos Tsitsipas, sétimo do mundo, se tornou, nesta sexta-feira, o sexto tenista classificado para a disputa do Nitto ATP Finals, evento que reúne os oito melhores tenistas do ano e que é disputado em Londres, na Inglaterra. O evento ocorrerá entre 10 e 17 de novembro na arena O2 . Os outros tenistas já classificados são Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer, Daniil Medvedev e Dominic Thiem.

A vaga veio após sua vitória sobre o número 1 do mundo, Novak Djokovic, por 3/6, 7/5 e 6/3, em duelo das quartas de final do Masters 1000 de Xangai, Agora, pelas semifinais, o grego vai enfrentar o russo Daniil Medvedev no torneio que está sendo disputado na China.

A classificação para o Finals é mais um estágio atingido na carreira do tenista grego e significa uma espécie de rito de passagem. Tsitsipas foi campeão, em 2018, do Next Gen Finals, torneio realizado em Milão e disputado no mesmo formato do Finals, mas que reúne os oito melhores tenistas jovens do circuito.

Na decisão do Next Gen Finals, Tsitsipas, de 20 anos, bateu o australiano Alex de Minaur 11 meses atrás, na Itália. Desde então o grego conquistou dois torneios de ATP (Provence e Estorial) e teve retrospecto positivo de 45 vitórias e 21 derrotas em 66 partidas.  

- É incrível, sensacional. É algo que estava na minha lista de desejos desde o começo do ano. Estou muito feliz de assegurar vaga no ATP Finals. Certamente é um evento com ótima atmosfera, um grande show e uma celebração especial para todos os participantes - disse Tsitsipas, que é o primeiro grego a entrar no top 5 do tênis mundial, posição que ocupou em agosto. 

Além dos dois títulos, o grego protagonizou outras façanhas na temporada. No Masters 1000 de Madri, bateu Rafael Nadal para chegar à final, na qual perdeu para Djokovic. No Aberto da Austrália, derrotou Roger Federer e se tornou o tenista mais jovem a chegar a uma semi de Grand Slam desde Djokovic no Aberto dos Estados Unidos em 2007 (aos 20 anos).