Dia 29/02/2016
22:41
Compartilhar

Campeã em All England Club em 2004, a russa Maria Sharapova, terceira do ranking da WTA, sofreu para bater a surpresa da chave, a norte-americana Coco Vandeweghe, 32ª da WTA, e está na semifinal pela 5ª vez. Sharapova aguarda definição de rival.

Para alcançar novamente a semifinal na grama sagrada em Wimbledon, algo que não acontecia desde 2011, Sharapova sofreu por 2h46 para superar Vandeweghe em 6/3 6/7 (3) 6/2 tendo convertido quatro aces contra dois da americana, que cometeu 27 erros não-forçados contra 23 da russa, que bateu 20 bolas vencedoras contra 32 de Vandeweghe, que cometeu oito duplas-faltas contra 10 de Sharapova.

A russa, que parou em duas oportunidades na semifinal de Wimbleodn (2005 e 2006) e foi vice-campeã em 2011, aguarda pela vencedora do confronto entre a líder do ranking feminino, Serena Williams e a bielorrussa Victoria Azarenka. 

O jogo

A partida começou disputada e muito dura para as duas tenistas, os primeiro quatro game consumiram 20 minutos da disputa do primeiro set e foram retrato da dificuldade que encontraria a russa.

Sharapova começou sacando e precisou salvar quatro breakpoints já no primeiro game e tentou pressionar. Na sequência a russa viu a rival devolver a quebra de saque e vacilar, sendo quebrada novamente. Sharapova abriu 5/2 com saque e administrou a vantagem.

Na segunda parcial, a russa pressionou desde o inicio, conquistou a quebra de saque no terceiro game, abriu 3/1 e jogou para ampliar vantagem. No game seguinte, Vandeweghe se viu pressionada, forçou o saque, confirmou e chamou a torcida pra si. Com o ânimo da Central de Wimbleodn a norte-americana ganhou vida no jogo e passou a pressionar muito o saque da russa. Sharapova foi confirmando até que sacou para o jogo com 5/4 no placar e aí, irritada com a postura da rival de chamar a torcida e nervosa pelo momento foi quebrada e passou a sofrer. A russa chegou a salvar dois setpoints e forçou o tiebreak, onde não conseguiu manter sua vantagem e acabou obrigada a jogar um terceiro set.

Na etapa decisiva, Sharapova entrou decidida a finalizar o quanto antes o confronto, defendeu-se bem, confirmou e na sequência quebrou o saque da rival abrindo 3/0 no placar.  No quinto game, Vandeweghe arriscou mais, trabalhou com backhand cruzado e induziu a russa ao erro devolvendo a quebra de saque. Sem se abater, Sharapova conquistou nova quebra na sequência e administrou a vantagem. No oitavo game, Vandeweghe sentiu o momento, trabalhou com segundo serviço, foi quebrada após erro não-forçado e deu adeus a Wimbledon após sua maior campanha em um Grand Slam.

Siga o Lance! no Google News