Depois de bater na trave duas vezes nessa temporada, a bielorrussa Aryna Sabalenka, 25ª do ranking da WTA, finalmente conquistou seu primeiro título nível WTA da carreira ao dominar a espanhola Carla Suárez Navarro, 30ª, na final em New Haven, nos Estados Unidos.
Sabalenka precisou de 1h15 para fechar o placar em 6/1 6/4 tendo convertido quatro aces contra dois da espanhola, que cometeu duas duplas-faltas contra três da bielorrussa, que venceu 69% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 61% de aproveitamento da espanhola.
A bielorrussa, que fez boa campanha com vitória sobre a defensora do título a australiana Daria Gavrilova e com vitória sobre a nono colocada Julia Goerges, entrou em quadra firme, conquistou quebras no segundo e quarto games, abriu 5/0 e viu a espanhola furar possibilidade de pneu, mas sair em desvantagem.
O jogo na segunda etapa foi mais equilibrado, Navarro encontrou o tempo da bola na devolução de saque e esquilibrou. As duas tenistas trocaram quebras entre o sétimoe o nono game, onde Sabalenka saiu com uma quebra à frente e sacou sólida pro título.
Antes de conquistar New Haven, Aryna Sabalenka bateu na trave na grama de Eastbourne, na Inglaterra, diante da dinamarquesa Caroline Wozniacki e no saibro de Lugano, na Suíça, diante da belga Elise Mertens,
Esta foi a primeira final de Navarro em dois anos.