Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pernambucano reativa rivalidade com argentino na semi do Bahia Juniors Cup

Brasil x Argentina em uas das semifinais em Salvador

Bruno Rocha
Escrito por

Dois duelos de Brasil x Argentina vão marcar as semifinais da categoria mundial e principal da 32ª edição do Bahia Juniors Cup, disputada no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA), nesta sexta-feira a partir das 14h30 com entrada gratuita no Clube Bahiano de Tênis. O torneio é o maior de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e maior do país no segundo semestre. A competição é a terceira maior do Brasil na temporada e conta com pontuação Grau 3 para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.

Após as classificações de Thiago Wild e Thaísa Pedretti, principais brasileiros no evento, o pernambucano João Lucas Reis, 171º e terceiro favorito, superou Mateus Alves, sexto favorito e pupilo do ex-top 100 Thiago Alves, por 6/2 3/6 6/3 no principal duelo do dia nesta quinta-feira: "Fui intenso no primeiro set e firme, no segundo ele melhoru, baixei um pouco, sai com quebra abaixo no terceiro, tomei uma advertência que poderia ter me desestabilizado, mas consegui me reorganizar para dar a volta e lutei até o fim", apontou o nordestino que terá pela frente um antigo rival, Sebastian Baez, 110º e principal cabeça de chave, que aplicou um duplo 6/1 sobre o argentino Bruno Caula. Na categoria 14 anos Baez e João Lucas travaram duelos em diversas finais de torneios pela América do Sul: "Nossa rivalidade é só dentro de quadra, fora dela somos amigos. Ele é um bom jogador e tem tudo pra ser uma ótima partida. Ele é bastante regular, vou tentar botar o máximo de intensidade em cada ponto, controlar os pontos e lutar".

O Brasil está garantido na final com o duelo nacional na outra semifinal entre Thiago Wild, 149º e segundo favorito, e Matheus Pucinelli, de 15 anos, que derrotou em três sets o argentino Ezequiel Santalla por 6/3 3/6 6/2.

Teremos Brasil na final também no feminino com o duelo entre Lara Ísis e a quarta favorita, Vitória Okuyama. Thaísa Pedretti, 60ª e principal cabeça de chave, abre a programação desta sexta e enfrenta a argentina terceira favorita, Paula Baranaño que derrotou por 6/3 6/1 a brasileira Nathalia Gasparin: "Ela tem um estilo de jogo regular. Tenho que fazer meu jogo agressivo, mexendo no fundo e sendo intensa para buscar a vaga na final", disse a número 1 do Brasil e atual campeã.

Baiano Gustavo Schwebel atinge a semi nos 14 anos - A sexta-feira marcará o dia decisivo nos 16 anos em simples e duplas e nos 14 anos feminino. Nos 14 anos masculino a final ocorre apenas no sábado com destaque baiano. Atleta do Clube Bahiano de Tênis treinado por Duda Catharino, Gustavo Schwebel segue na busca por manter a tradição baiana de títulos na competição. No fim da tarde desta quinta-feira ele derrotou o segundo favorito, Ernani Granville por 6/4 5/7 6/2: "Foi uma partida muito difícil,comecei muito bem, entrando bem na bola, baixei um pouco nível, ele venceu o segundo set e abriu 2/0 no terceiro e depois consegui subir bem meu jogo. O mental foi muito importante, eu poderia ficar pra baixo depois de sair atrás no set final e então mudei a tática, variei mais o jogo, joguei mais slices", disse o tenista que pega o pernambucano Aécio Fonte por vaga na final a partir das 14h: "Ele é um menino que está jogando muito bem, espero fazer uma boa partida, jogar em casa é legal, expectativa muito boa".

Além das semis na categoria principal e de 14 anos a sexta definirá os primeiros campeões nos 18 anos de duplas masculino e feminino, 14 feminino, 16 masculino e feminino e sairão os finalistas na categoria 12 anos.

São 230 tenistas de onze países disputando as categorias 18 anos com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, 16 e 14 anos com pontuação pro ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat, 12 anos e a novidade da categoria Kid´s, até 11 anos, com pontuação pro ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

Resultados desta Quarta-Feira da Categoria Principal (18 anos ITF):

(1) Sebastian Baez (ARG) 2x0 Bruno Caula (ARG) 6/1 6/1

(2) Thiago Wild (BRA) 2x0 Pedro Cordeiro (BRA) 6/0 6/2

(3) João Lucas Reis (BRA) 2x1 (6) Mateus Alves (BRA) 6/2 3/6 6/3

(4) Matheus Pucinelli (BRA) 2x1 (8) Ezequiel Santalla (ARG) 6/3 3/6 6/2

Feminino

Thaísa Pedretti (BRA) 2x0 (5) Maria Corado (GUA) 6/1 6/0

(3) Paula Baranaño (ARG) 2x0 (6) Nathalia Gasparin (BRA) 6/3 6/1

Lara Isis (BRA) venceu Ana Melilo (BRA) 6/4 4/3 desistência

(4) Vitoria Okuyama (BRA) 2x1 (8) Maia Haumuller (ARG) 3/6 6/2 6/4

Programação desta Sexta-Feira (Categoria Principal - Torneio ITF):

Quadra 1

14h30 - (1) Thaísa Pedretti (BRA) x (3) Paula Baranaño (ARG)

16h - (2) Thiago Wild (BRA) x (4) Matheus Pucinelli (BRA)

17h30 - (1) Sebastian Baez (ARG) x (3) João Lucas Reis (BRA)

Não antes das 19h30 - M. Pucinelli/J. Lucas Reis ou G. Bugiga/M. Alves x Vinícius Feijão/Thiago Wild (BRA)

Quadra 2

15h - (4) Vitória Okuyama (BRA) x Lara Ísis (BRA)

18h30 - Thaísa Pedretti/Daniela La Fuente (BRA/BOL) x P. Baranaño/A. Cruz ou V. Okuyama/N. Gasparin

O 32º Bahia Juniors Cup, que tem edição comemorativa dos 100 anos do Clube Bahiano de Tênis, é um revelador de talentos. Disputado desde a década de 80, o evento trouxe ano passado o sobrinho de Fernando Meligeni, Felipe Alves Meligeni, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado por exemplo por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994. Kuerten que esteve no evento anos antes conquistando a categoria 16 anos em final apertada diante do baiano Duda Catharino, hoje diretor do evento e que coordena a equipe de competição do Clube Bahiano com um dos grandes talentos do tênis local e melhor do país nos 14 anos, Maria Menezes.

Além de Guga, o torneio teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional, Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.

Mais informações, programações, chaves e fotos no site do torneio http://www.bahiajuniorscup.com.br . Mais Fotos em alta resolução solicitar por email ou pelos contatos abaixo.

Serviço:

Onde: Clube Bahiano de Tênis

Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525 - Graça - Salvador (BA)

Entrada Gratuita

Chave Principal: 17 até 22 de Outubro a partir das 9h

Finais da categoria principal a partir das 9h30 e 12h30 no Sábado, dia 22

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb- Superintensd e da Construtora Moura Dubeux e apoio da Gatorade, Águas Meleva e Cassi Turismo. O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Cosat