Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Osaka joga muito e, em partida manchada por briga, é campeã do US Open

Naomi Osaka é a primeira japonesa da história a conquistar um título de Grand Slam

Divulgação
Escrito por

Aos 20 anos a japonesa Naomi Osaka, 19ª do ranking da WTA, manteve a campanha sólida e superou sua ídolo Serena Williams, 17ª, para erguer seu primeiro título do Grand Slam, em tarde marcada por briga entre a norte-americana e o árbitro da partida.

Osaka precisou de 1h19 para fechar o placar em 6/2 6/4 tendo convertido seis aces contra três da norte-americana, que cometeu seis duplas-faltas contra uma da japonesa, que disparou 15 bolas vencedoras contra 21 de Serena, que cometeu 21 erros não-forçados contra 14 de Osaka.

O jogo começou com a japonesa sacando muito firme e trabalhando com forehand vencedor, sólida, pressionou e viu a norte-americana cometer a dupla-falta para ser quebrada no terceiro game e novamente no quinto game, abriu 5/1 salvando dois breakpoints e administrou a vantagem.

Na segunda etapa, Serena entrou sacando bem, confirmou, mas perdeu a cabeça na sequência. Após jogar o ponto em 40-15 para Osaka, tomou 'advertência' por receber orientação do treinador Patrick Mouratouglou, o chamado 'Warnning por Coiaching' e se revoltou com a marcação: "Isso não aconteceu. Eu não preciso disso para ganhar ou perder um jogo", disse a norte-americana ao árbitro de cadeira, o português Carlos Ramos, em desconformidade com a marcação.

Irritada, a norte-americana passou a ser mais agressiva, conquistou quebra no quarto game, abriu 3/1, mas recebeu a quebra na sequência e quebrou uma raquete em frustração. Por causa da quebra de raquete, Serena tomou sua segunda advertência e abriu o sexto game com um ponto em desvantagem. Antes do inicio do game, Serena voltou a brigar com Carlos Ramos: "Eu não recebi orientação do meu treinador.Você me deve desculpas, eu nunca trapaceei na minha vida".

Osaka sacou sólida, confirmou o saque no sexto game e em linda passada conquistou a quebra no sétimo game e na virada de lado disse que o árbitro que ele havia lhe "roubado um ponto" e na discussão perdeu o controle das palavras, o chamou de "ladrão" e perdeu o oitavo game sem jogar, em automático na punição, o que fez com que Osaka não precisasse sacar. Serena chorou, disse que a situação "não era justa", chorou e pediu para falar com os fiscais do torneio, que a pediram para seguir no jogo. A norte-americana sacou, confirmou, mas não conseguiu barrar a japonesa sacando para o jogo e fechar 6/4.

Aos 20 anos, Osaka é a mais jovem campeã do US Open desde a russa Maria Sharapova, em 2006, que conquistou o título aos 19 anos.

Osaka é a segunda jogadora da história da Ásia a conquistar um título do Grand Slam, após Na Li, campeã em Roland Garros e Australian Open.

Na próxima segunda-feira, Osaka figurará como sétima do ranking da WTA.