Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Osaka é 1ª atleta feminina a criar sua própria agência de marketing esportivo

Miami Open
Escrito por

A japonesa Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo e atual 38, deu um dos maiores passos de sua carreira ao abandonar a gigante do marketing esportivo mundial, IMG, para fundar sua própria agência de gerenciado de carreiras e eventos esportivos, a 'Envolve'.

Com a iniciativa, Osaka tornou-se a primeira atleta feminina da história a abandonar uma gigante do setor do marketing esportivo para fundar sua própria agência. Esse caminho já havia sido seguido por alguns atletas como o jogador de basquete LeBron James, o golfista Tiger Woods, o futebolista Cristiano Ronaldo, o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer, que criou a Team8, agência que cuida de sua carreira, de outros atletas como o alemão Alexander Zverev e organiza a Laver Cup.

“Passei minha carreira fazendo as coisas do meu jeito, mesmo quando as pessoas me diziam que não era o esperado ou tradicional”, disse Osaka em um e-mail ao Sportico. “Evolve (evoluir) é o próximo passo natural na minha jornada como atleta e empresária, bem como uma maneira de continuar sendo eu mesma e fazendo as coisas do meu jeito.”

Osaka e IMG tinham contrato de imagem e promoção esportiva ativo até o último mês de dezembro de 2021, porém desde a metade do ano passado as partes discutiam uma renovação, porque a japonesa queria menor restrição contratual afirmaram fontes ao Sportico.

Sem chegar a um denominador comum, Osaka decidiu não renovar com a IMG e ao lado de seu agente de longa data, Stuart Duguid, fundou a Envolve. Duguid era funcionário da IMG e também deixou a empresa. Ele é acionista da japonesa no empreendimento. Mesmo modelo utilizado por Federer e Tony Godsick seu antigo agente na IMG, bem como modelo adotado por Nadal e Carlos Costa.

“Estou animada para começar isso com meu parceiro de negócios Stuart e nosso plano é usar a mesma abordagem que adotamos na construção de meus negócios de forma autêntica e estratégica como uma visão para esta empresa”, disse Osaka que é a atleta feminina mais bem paga do mundo com faturamento anual em patrocínio estimado em US$ 52 milhões. “Acredito fortemente no poder que os atletas têm de usar nossas plataformas para impulsionar negócios significativos”, completou.

Por telefone, também ao Sportico, Duguid revelou que o projeto da dupla é "agregar" valor nos contratos e trabalhar com propósito em relação também às marcas. O intuito deles, pontuou, não é transformar a Envolve num grande player do mercado do marketing esportivo: “O núcleo central da Evolve é ampliar os negócios de Naomi de US$ 50 milhões por ano para US$ 150 milhões por ano”.

Se alcançar este objetivo, Osaka pode se tornar a atleta mais bem paga do mundo entre homens e mulheres, já que o atleta mais bem pago do planeta é Cristiano Ronaldo com faturamento de US$ 125 milhões anuais.