Rafael Nadal, número dez do mundo, superou o brasileiro Thomaz Bellucci, 42º colocado, em sets diretos nesta terça-feira logo na primeira rodada do torneio de Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano, disputado na grama do All England Club, em Londres.
Jogando na quadra 1, a segunda principal do complexo londrino, o brasileiro viveu muitos altos e baixos e sucumbiu sem dar tanto trabalho ao décimo do ranking e campeão de 2008 e 2010 por 3 sets a 0 com parciais de 6/4 6/2 6/4 após 2h10min de duração.
Foi o quinto jogo entre os dois e o paulista de Tietê não ganhou sets ainda. A segunda partida entre eles em Wimbledon (2012 o único embate por lá) e segunda na temporada ond o natural da Manacor venceu no Rio Open, em fevereiro.
Nadal enfrenta o alemão Dustin Brown, 102º colocado e seu algoz ano passado na grama alemã de Halle, na Alemanha, que passou pelo taiwanês Yen Lu por 3/6 6/3 7/5 6/4.
Por sua vez, Thomaz segue sem vencer na grama desde o ATP 250 de Queen´s, em Londres, em 2011. Lá se vão sete partidas sem vitórias no piso onde este ano havia sofrido uma contratura nas costas e perdido na semana passada na estreia em Nottingham.
O jogo
No primeiro set o brasileiro começou bem, teve um 15/40 nos primeiros games, mas Nadal fechou a porta, confirmou e quebrou duas vezes seguidas. Thomaz acelerou, jogou sem pressão, aplicou winner, viu Rafa dar dupla-falta para devolver uma das quebras, encostou com 4/5, mas o espanhol fechou por 6/4 em 43 minutos.
No segundo set o brasileiro tomou uma quebra no primeiro game, teve um 15/30, mas cometeu três erros em seguida. Nadal botou bola na linha e matou na rede para fazer 5/1 e fechar por 6/2 com o brasileiro jogando abaixo do que pode após 41 minutos.
No terceiro set o brasileiro começou bem, pressionou, viu Nadal errar e quebrou em 2/0. Mas uma bobeirinha e o bom nível do espanhol voltou. Rafa abriu 4/2, teve chance para quebrar de novo, mas o brasileiro se safou com o saque. Rafa controlou bem os games de serviço e fechou com uma furada do brasileiro perto da rede e forçando o erro de Bellucci no backhand para fazer 6/4.