Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Medalha brasileira põe América do Sul no pódio do tênis pela 5ª vez consecutiva

Conquista de Laura Pigossi e Luisa Stefani é importante não apenas para o Brasil, mas para a América do Sul.

Wander Roberto / COB
Escrito por

A conquista da medalha de bronze no tênis feminino em duplas das brasileiras Luísa Stefani e Laura Pigossi registrou um feito importante para o tênis sul-americano, que chegou à 5ª Olimpíada consecutiva com atletas medalhistas.

Apesar da prata conquistada prata da argentina Gabriela Sabatini nos jogos de Seul 1988, a América do sul passou por todas as Olimpíadas até Atenas 2004, em branco. O mais próximo que um tenista da região havia chegado de uma medalha foi em Atlanta 1996 com o brasileiro Fernando Meligeni, que perdeu a disputa do bronze.

Curiosamente, entre 1988 e 2004, a América do Sul teve dois atletas números 1 do mundo: o chileno Marcelo Ríos em 1996 e o brasileiro Gustavo Kuerten em 2000. Ainda neste espaço de tempo, Sabatini foi campeã do US Open 1992, Guga foi tricampeão de Roland Garros e o argentino Gaston Gaudio ergueu o troféu de Roland Garros em 2004.

A escrita olímpica sul-americana no tênis virou nos jogos de Atenas, quando os chilenos Nicolas Massú e Fernando González conquistaram o primeiro ouro do país em qualquer modalidade. Massú ainda foi ouro em simples naqueles Jogos e González ficou com o bronze.

Na olimpíada seguinte, Pequim 2008, González voltou a conquistar uma medalha, a prata. Já em Londres foi a vez do argentino Juan Martin Del Potro conquistar o bronze ao derrotar Novak Djokovic. O Rio de Janeiro 2016, foi palco da prata de Del Potro em simples.

Tóquio 2020 manteve a tradição da região e viu a jornada heroica de Laura Pigossi e Luisa Stefani rumo ao bronze.