Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

L! Espresso: Novak Djokovic deixa a Austrália com a pior derrota na carreira e a biografia manchada

Nenhum esportista, por mais influente ou vencedor que seja, deve ser tratado de forma excepcional enquanto a pandemia ainda é uma realidade

Divulgação/Masters Paris
Escrito por

Na véspera do Aberto da Austrália, Novak Djokovic teve seu visto cancelado mais uma vez e foi deportado do país. O governo australiano fez o que a alta cúpula da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) não teve coragem: seguir as regras.

O sérvio adotou discurso antivacina durante toda a pandemia e foi flagrado sem máscara, em um encontro com crianças, logo após a data em que afirma ter contraído a Covid-19. Ainda tentou entrar em Melbourne com um pedido de isenção médica, sem estar vacinado e sem apresentar todos os documentos necessários.

O número 1 do ranking, no fim das contas, foi expulso da Austrália como um risco para a saúde pública, como alguém, segundo a justiça local, capaz de influenciar outras pessoas no país com sua ideologia.

O simbolismo por trás deste veto é grandioso e dá um recado ainda mais direto aos esportistas ainda abraçados à ignorância. Djokovic tem o direito de não se vacinar, desde que se mantenha em casa, fora dos torneios em que a imunização é obrigatória, sem buscar brechas jurídicas para se tornar uma odiosa exceção aos olhos de boa parte do público e dos adversários.

Nenhum esportista, por mais influente ou vencedor que seja, deve ser tratado de forma excepcional enquanto a pandemia ainda é uma realidade preocupante no mundo todo. Patrocínio, direitos de transmissão, torcedores, nível técnico. Nada disso deve ser levado à mesa para decidir quem pode e quem não pode competir.

Djokovic sempre será lembrado como um dos maiores da história, mas este capítulo vergonhoso também estará em sua biografia. Enorme em quadra, pequeno fora dela.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.