Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Konta e Kvitova vencem e se garantem na semifinal em Zhuhai

Tenistas se classificaram com base nos critérios de desempate

(Foto:JAVIER SORIANO/AFP/Lancepress!)
Escrito por

Principal favorita na chave do WTA Elite Trophy de Zhuhai, na China - torneio que reúne as 11 melhores tenistas do após após as oito melhor e uma convidada -, a britânica Johanna Konta venceu a francesa Caroline Garcia e se garantiu na semifinal.

No último dia de disputas da fase de grupos, Konta, décima do ranking da WTA, entrou em quadra com a missão de vencer Garcia, 23º, em sets diretos e garantir que superaria a tenista francesa nos critérios de desempate. Ambas vinha de vitória sobre a australiana Samantha Stosur, que sequer venceu um set na disputa do torneio.

Konta precisou de 1h para fechar a partida em um duplo 6/2 tendo convertido cinco aces contra um de Garcia, que venceu 63% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 85% de aproveitamento da britânica.

Empatadas com uma vitória cada e em sets diretos, o desempate entre as tenistas foi no critério de games vencidos. Ambas venceram 12 games, mas Konta perdeu um a menos que Garcia, foram seis contra set e avançou.

Garantida no top 10 até o fim do ano desde a vitória sobre Stosur, Konta encara a convidada Shuai Zhang, que liderou o Grupo Camelia e venceu suas duas partidas.

Kvitova avança

Situação semelhante a de Konta, viveu a tcheca Petra Kvitova no Grupo Peônia. A 13ª do ranking da WTA entrou quem quadra contra a compatriota Barbora Strycova, 21ª, precisando de uma vitória simples para avançar através dos critérios de desempate.

Ambas haviam vencido a italiana Roberta Vinci em sets diretos e hoje Kvitova precisou de 1h11 para fechar o placar em 6/1 6/4 e se garantir na semifinal pelo critério de games vencidos e perdidos. Tanto Kvitova quanto Strycova venceram 12 games, entretanto Strycova acumulou sets games perdidos contra três da compatriota que encara na semifinal a ucraniana Elina Svitolina, 14ª, que venceu duas duas partidas na fase inicial pelo Grupo Rosa.