Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Genebra foi escolhida para sediar as finais da Fed Cup e da Copa Davis 2018

Rio de Janeiro pleiteou receber apenas a Copa Davis

Copa Davis (Foto: AFP)
Escrito por

A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou que a reunião de seu Conselho realizada ontem em Frankfurt, na Alemanha, elegeu a candidatura de Genebra, na Suíça, para receber a primeira edição das finais combinadas da Fed Cup e da Copa Davis.

Os dois maiores torneios entre nações do tênis feminino e masculino terão a partir de 2018 finais com sede fixa, sem a mobilidade de um dos finalistas receber o confronto em casa.

A ideia da ITF é realizar um evento em conjunto na final, ampliar as receitas e re-investi-la no desenvolvimento do esporte.

A Arena Palexpo de Genebra foi escolhida numa eleição que aconteceu contra as cidades de Copenhague (Dinamarca), Miami (EUA), Istambul (Turquia), Turim (Itália) e Wuhan (China). De acordo com a ITF, as seis cidades finalistas da eleição apresentaram um proposta global para a realização conjunta dos dois eventos, visando que desta maneira atrairia maior público e tornaria-se mais interessante para patrocinadores e emissoras de TV em todo o mundo.

Ainda de acordo com a ITF, mais de 20 cidades do mundo apresentaram interesse em sediar o evento. Entretanto não divulgou o nome das demais 14.

Vale lembrar, que na última sexta-feira, em entrevista ao programa Mariana Godoy Entrevista, o Ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, deixou escapar que para ativar o Centro Olímpico de Tênis o Rio de Janeiro estava lutando para sediar "a final da Copa Davis 2018" e provavelmente por ser apenas focada na Davis, a candidatura carioca ruiu.

A ITF também explicou que seu Conselho receberá comentários dos Comitês da Copa Davis e Fed Cup sobre o formato potencial do evento que também poderia incluir as semifinais do Fed Cup, o que permitiria que o Grupo Mundial Fed Cup expandisse de oito para 16 equipes.

O formato tradicional de casa e de distância continuará para todas as outras rodadas das competições.