Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Djokovic supera Federer em partida épica e leva o penta em Wimbledon

Na decisão mais longa do torneio de Londres, tenista sérvio consegue superar o suíço e chega ao 16º título de Grand Slam na carreira

Djokovic consegue superar o suíço e chega ao 16º título de Grand Slam (Foto: Daniel LEAL-OLIVAS / AFP)
Escrito por

Pela terceira vez seguida Novak Djokovic foi pedra no sapato de Roger Federer em uma final de Wimbledon e conquistou, neste domingo, seu quinto título no evento mais tradicional do esporte, jogado na grama do All England Club, em Londres.

O sérvio número 1 do mundo derrotou o suíço terceiro colocado por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (7/5) 1/6 7/6(7/4) 4/6 13/12(3) após 4h57min de duração na lotada quadra central.


Djokovic repete os feitos de 2011, 2014, 2015 e 2018 e ergue seu 16º Grand Slam diminuindo a margem para Rafael Nadal que permanece com 18 e para o próprio Federer que fica com 20. Nole tem mais sete conquistas no Australian Open, três no US Open e uma em Roland Garros.

Federer foi derrotado nas finais de 2014 e 2015 para Nole nas decisões e tem sua única vitória no torneio contra ele em 2012. Agora, são 26 triunfos do natural de Belgrado e 22 de Roger. O suíço buscava também seu nono troféu em Londres para ter o recorde absoluto no torneio. Com oito, ele segue igual a Pete Sampras e William Renshaw.

A PARTIDA ÉPICA
Com um início bastante disputado, o único que teve alguma chance no primeiro set foi Federer, que desperdiçou um break-point no quarto game. A definição foi, então, para o tie-break, onde o sérvio levou a melhor por 7-5.

Um set atrás, o suíço cresceu na partida e se aproveitou de uma queda de rendimento do sérvio e chegou a abrir 4/0, fechando posteriormente em 6/1. Na parcial seguinte, a igualdade voltou a reinar e a definição foi novamente para tie-break, mais uma vez tendo o domínio do sérvio, que fechou em 7-4.

Atrás no placar novamente, Federer correu atrás e conseguiu duas quebras seguidas no quarto set, uma no quinto e uma no sétimo game. Djokovic ainda devolveu uma delas quando o suíço sacava para fechar, mas não evitou a vitória de Federer por 6/4.

Conquista do sérvio veio após 4h55 de partida (Foto: AFP)

O quinto set foi um show de tênis e um verdadeiro teste para o coração. O sérvio foi o primeiro a pular na frente, convertendo a quebra no sexto game e marcando 4/2. Federer buscou a quebra e empatou a partida. A igualdade se manteve até o 15º game, quando Federer voltou a quebrar o sérvio e sacou para o jogo em seguida.

Com dois match-points em mãos, o suíço se afobou e acabou levando duas passadas incríveis do sérvio, que conseguiu evitar o fim da partida e devolveu a quebra de saque. A parcial se manteve bastante equilibrada, com o suíço tendo mais duas chances de quebra no 11/11.

A definição então foi para o tie-break, onde Federer mostrou um tênis um tanto quanto errático e acabou superado com 7-3.