Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Deca! Djokovic conquista o 10º título do Australian Open, iguala Nadal e volta ao topo do ranking

Sérvio atingiu a marca de 22 títulos de Grand Slam na carreira

Novak Djokovic fatura mais um título do Australian Open (WILLIAM WEST / AFP)
Escrito por

A redenção de Novak Djokovic! Após os problemas do ano passado, o sérvio conquistou, neste domingo, o decacampeonato do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. Nole, quinto do ranking, derrotou o grego Stefanos Tsitsipas, quarto colocado, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/6 (7/4) e 7/6 (7/5) após 2h56 de duração na lotada quadra Rod Laver Arena.

Djokovic vence pela décima vez o torneio onde tem maior sucesso. São conquistas agora em 2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2019, 2020, 2021 e agora 2023. Ele agora soma 28 vitórias seguidas no torneio que não perde desde as oitavas em 2018 para o sul-coreano Hyeon Chung.


Este é seu 22º título de Grand Slam, igualando a façanha de Rafael Nadal como maiores campeões da história, deixando Roger Federer com 20 triunfos.

Nole ergue seu 93º título, deixando o espanhol para trás e se isolando na quarta posição, ficando a um de Ivan Lendl que venceu 94 (Jimmy Connors tem 109 e Federer tem 103). Já são dois títulos em dois torneios jogados neste começo de temporada.

+ Sabalenka vence jogão e é campeã do Australian Open

De quebra, Djokovic vai voltar ao topo do ranking, na segunda-feira, que ocupará pela sétima vez na carreira. Ele tem 373 semanas no topo e é o maior líder de todos.

O jogo

Djokovic entrou muito intenso em quadra, com grandes direitas, saques e backhand. Tsitsipas começou o jogo tentando explorar o forehand do sérvio, mas não deu certo, levou uma quebra em seu segundo game de saque e sofreu em quase todos os outros. Djokovic fechou por 6/3 em 36 minutos.

Djoko e Tsitsipas se cumprimentam após o duelo (DAVID GRAY / AFP)


Tsitsipas elevou o nível no segundo set, sacou melhor, minimizou os erros, foi pressionando Djokovic com 15/30 em alguns games e colheu um set-point no 4/5. Mas jogou passivo, esperando o erro, só que Nole foi paciente, acertou winner e o jogo foi ao tie-break. Tsitsipas errou demais. Foi buscar um 4 a 1 abaixo, mas errou duas vezes e Djokovic fechou a porta e o set com 7/6 (7/4).

O terceiro set começou com quebra para o grego, mas Nole virou a partida para 2 a 1. A parcial então caminhou saque a saque com poucas emoções até o novo tie-break. Djokovic abriu 5 a 0, Tsitsipas encostou, mas o sérvio fechou a partida.