Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBT marca presença no Taroii Juniors Cup e destaca importância de eventos no Brasil

Torneio Aberto da República é confirmado em Brasília 

Luiz Candido / LUZ Press
Escrito por

Eduardo Frick, gerente de esportes e eventos da Confederação Brasileira de Tênis, marcou presença na tarde desta segunda-feira no Taroii Juniors Cup e destacou a importância da competição realizada no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí.

O evento tem parceria com a CBT e a Federação Catarinense de Tênis e é o primeiro de uma série de seis eventos que serão realizados no Brasil nas semanas seguintes.

"Nos deixa muito contente (retorno das competições) as pessoas voltando ao ritmo normal. Pessoas perdendo o medo de viajar, seguindo os protocolos que têm que seguir , vacinação avançando, isso nos dá mais tranquilidade pra que a gente faça os torneios e também conseguir encaixar a sequência de torneios e que os tenistas não percam as possibilidades de galgar nesses torneios ITF e Cosat começando aqui pelo Itamirim em Itajaí e seguindo para Gaspar, Blumenau, Londrina , Curitiba e a Bahia. Somos atentos para facilitar esse processo," conta Frick: "A máquina voltando a girar é importante para todo mundo. É bom para os meninos que estão querendo jogar dentro do Brasil. É seguro jogar dentro do país hoje com clubes maravilhosos , tem todo o conforto e segurança, distâncias pequenas para eles se mexerem. Ideia é que eles façam seus primeiros pontos e daí sim, quando eles recomeçarem em janeiro e que possam estar atrás dos tão sonhados eventos dos Grand Slams. E estamos cada vez mais renovando uma safra . A nova geração está vindo, nossos novos nomes já ganhando torneios profissionais , ter torneios no país é importante e é que vamos fazer", seguiu Eduardo que contou com o apoio da Federação Internacional de Tênis para a abertura de mais datas de eventos esse ano para a realização de eventos ITF e Cosat por conta da pandemia.


"Temos um número x de torneios por ano na ITF, esse ano passamos o limite, mas devido à pandemia, a ITF abriu mais datas , mas para o ano que vem iremos fazer as postulações para 2022 e ver quais os torneios irão permanecer. Tem bastante gente interessada em pedir torneios ITF e Cosat , mas depende da aprovação deles para ter mais."



O calendário juvenil de 2022 já começou a ser planejado e sairá oficialmente ainda em outubro.


O Itamirim Clube de Campo é um dos centros de referência do tênis brasileiro, tanto é que foi usado como Centro Nacional logo após o fim da quarentena, no meio do ano passado, atraindo não só os atletas atuais como Orlando Luz, Carol Meligeni, João Menezes, Igor Marcondes e Daniel Dutra Silva bem como passagens de Thiago Monteiro, Beatriz Haddad Maia, Laura Pigossi, Felipe Meligeni, entre outros.


"Temos uma parceria de longos anos com o Itamirim. Chegamos à conclusão que neste momento a CBT poder realizar um Centro de Treinamento seria um custo muito elevado então pinçamos alguns locais que são importantes , fizemos um estudo de mercado e vimos que o Itamirim tinha condições de fazer. Fomos trazendo os jogadores para cá, principalmente na época do começo da pandemia logo que começou a abrir no meio do ano passado . Também tivemos o projeto de Portugal onde levamos o Thomaz Bellucci, Bia Maia, Carol Meligeni , João Menezes,junto com o COB. Um dia pensamos em ter um local. Somos um país muito grande, mas é um custo muito alto para ter um corpo técnico com preparador físico, psicólogo onde é preciso ter esse acompanhamento, dois, três treinadores".



Frick confirma mais eventos no Brasil. O Aberto da República, em Brasília (DF), e torneio em Goiânia e destaca importância do Encontro Nacional da CBT em dezembro


O fim de ano não só será agitado para o tênis juvenil nacional, mas também no profissional com a realização de uma série de torneios profissionais já em outubro com Rio do Sul (SC), de US$ 25 mil de premiação, bem como uma série de torneios da série La Legion Sudamericana coordenados pelo argentino Horacio De La Peña e aqui no Brasil por Rafael Westrupp, presidente da CBT. Além dos eventos challenger já previamente divulgados em São Paulo (SP) e Florianópolis (SC), Frick confirmou o Aberto da República, em Brasília (DF), na semana de 22 de novembro, torneio challenger de 80 pontos em conjunto com o torneio ITF W60 feminino. Goiânia foi confirmado também para receber um evento de US$ 25 mil masculino e feminino.


"Muito legal essa parceria que o presidente da CBT, Rafael Westrupp, foi buscar junto ao Horacio de la Peña. Teremos Rio do Sul com torneio masculino e feminino, depois em novembro outro em Goiânia masculino e feminino já confirmado e depois teremos mais dois challengers 80 em São Paulo na Hípica Sto. Amaro e em Florianópolis no LIC. Além desses teremos o Aberto da República em Brasília (DF) masculino (challenger 80) e arrancamos com um W60 dentro do Iate Clube, o maior torneio feminino nacional , no dia 22 de novembro. Arrancamos com esse torneio, depois São Paulo na semana de 29 de novembro e depois Florianópolis. O Banco BRB ajudando a capitanear todo o nosso processo desse evento em Brasília. Importante ressaltar que os challengers ainda não aparecem no calendário, mas a ATP os colocará em algumas semanas".


Junto com a última semana do ano no challenger masculino em Florianópolis será realizado o Encontro Nacional da CBT - entre os dias 8 e 10 de dezembro - com presença dos melhores tenistas do Brasil além de treinadores, preparadores físicos, fisioterapeutas e staff ligado ao esporte visando a troca de informações e evolução do esporte: "Reuniremos os melhores , esse ano faremos o Encontro um pouco mais curto de três a quatro dias, ideia é reunir todos os treinadores. É dos eventos mais marcantes que temos. Não fizemos ano passado pela pandemia e sentimos . E o que mais queremos é reunir. Conseguimos colocar todos os tenistas e técnicos, já fizemos avaliação da parte física com o Edu Faria,o Miguel , parte genética que já fizemos com o Eros , fizemos também com o pessoal da Sensorial que é a parte cognitiva que trabalhamos com os jogadores. Aproveitamos esses dias para fazer uma série de coisas com os jogadores que são importantes e reunimos a comunidade do tênis. "

Nesta segunda-feira, destaque para os atletas de Itajaí que avançaram nas categorias 14 e 16 anos. Arthur Rocha, que passou o qualifying nos 14 masculino, derrotou por Caio Dourado, cabeça de chave 5, por 5/7 6/2 6/2. Pedro Strapazzon marcou um duplo 6/1 sobre Samuel Bastos. Nos 16 anos feminino, Alisssa buhr passou por Pietra Ferreira com um duplo 6/3 e Gabriela Cho marcou 3/6 6/0 6/3 sobre Marina Monaco.

O Taroii Juniors Cup, evento com 600 atletas de sete países, terá 99 jogos nesta terça-feira com início mais cedo, a partir das 8h com toda a primeira rodada da chave principal dos 18 anos masculino e feminino e o seguimento dos jogos do Sul-Americano do Cosat nos 14 e 16 anos além do início da categoria 12 anos.

Resultados do ITF 18 anos no link https://www.itftennis.com/en/tournament/j4-itajai/bra/2021/j-g4-bra-03a-2021/order-of-play/ e dos 14 e 16 anos no link https://cosat.tournamentsoftware.com/tournament/96446de1-1d81-4c60-8c7f-63efcfcc6938/matches/20210927