Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Buscando o 9º título, Federer supera alemão na estreia em Halle

Suíço almeja igualar-se a Rafael Nadal, único tenista da história a conquistar nove vezes o mesmo evento

Roger Federer (Crédito: Peter Staples/ATP World Tour)
Escrito por

O suíço Roger Federer, 3º do ranking mundial, estreou com tranquilidade no ATP 500 de Halle, na Alemanha, disputado sobre o piso de grama e que distribui 1,7 milhão de euros em prêmios. Em pouco mais de uma hora, ele bateu o local Jan-Lennard Struff, 88º, e está nas oitavas de final.

A partida teve o placar de 6/4 e 7/6(3) e durou 1h13min. Na próxima fase, o suíço enfrenta o tunisiano Malek Jaziri, 64º, que superou o lituano Ricardas Berankis, 56º, por 7/5 e 6/4.

Federer tenta alcançar o nono título em Halle, o que faria-o se juntar a seu arquirrival Rafael Nadal como os únicos jogadores a alcançar tal feito num torneio da ATP. O espanhol tem nove troféus tanto em Roland Garros quanto no Masters 1000 de Monte Carlo.

O JOGO
Mais uma vez, o confronto foi um típico jogo de dois sacadores na grama: saques potentes e poucas oportunidades para os devolvedores. O primeiro set só viu uma brecha no sétimo game, quando Struff não sacou de forma arrebatadora e errou muitas bolas, cedendo break points ao suíço. No segundo, o número 3 do mundo ficou no ponto e forçou o erro do oponente em contra-ataque de direita. A quebra foi suficiente para Roger administrar a etapa e marcar um fácil 6/4, em apenas 29 minutos.

A segunda parcial foi um pouco mais difícil no saque. Para Struff. Depois de um espectador passar mal e precisar ser retirado das arquibancadas no meio do primeiro game, paralisando a partida por pouco menos de dez minutos, o anfitrião teve dificuldades no 2/2, no 5/5 e, especialmente, no nono game. Sacando em 4/4, ele abriu 40/0, viu o top 5 empatar, cometeu dois erros e precisou salvar mais dois break points, até tirar da cartola mais dois grandes serviços e manter-se ilibado no set. Federer, por sua vez, exibia facilidade espantosa em seus games. Com isso, os jogadores foram ao tiebreak.

Nele, Jan-Lennard cometeu uma dupla falta logo no primeiro ponto. Novamente, foi o que Roger precisou para transitar tranquilo pela decisão da parcial e fazer 7/3, depois de obter outra miniquebra em 2/5. Uma calma primeira rodada para Roger Federer.