Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na briga pelo topo, Soares/Murray é favorita em Viena. Melo joga

Uma semifinal na capital austríaca é suficiente para Soares e Murray assumirem a ponta do ranking mundial

Bruno Soares e Jamie Murray (Crédito: Divulgação)
Escrito por

O mineiro Bruno Soares, 2º colocado no ranking mundial de duplas, volta à sua parceria fixa com o britânico Jamie Murray e disputa, nesta semana, o ATP 500 de Viena, na Áustria, onde são os principais favoritos ao título. Na estreia, Soares/Murray enfrenta os americanos John Isner e Scott Lipsky.

O também mineiro Marcelo Melo, 7º colocado, que anunciou o fim da parceria com o croata Ivan Dodig, se junta ao polonês Lukasz Kubot, e tem como primeiro desafio o americano Nicholas Monroe e o neozelandês Artem Sitak.

A dupla anglo-brasileira, vice-líder do ranking, aparecerá no ranking da temporada 2016, amanhã, 155 pontos atrás dos primeiros colocados, os franceses Nicolas Mahut e Pierre Hugues-Herbet. Como estes não disputam um torneio juntos na semana, a semifinal em Viena, que dá 180 pontos, é o suficiente para o mineiro se tornar número um do mundo pela primeira vez na carreira. O caminho, porém, não é fácil, já que, nas quartas de final, os bicampeões de Grand Slam (Australian Open e US Open 2016) podem encontrar o croata Mate Pavic e o austríaco Alexander Peya, seu parceiro por três anos e meio, até o final de 2015.

No ranking individual de duplistas, quem lidera é Mahut, com 7820, enquanto Bruno está na segunda posição, com 7660. Apesar da pequena diferença de 160 pontos, não é possível que o mineiro ultrapasse o europeu, porque ele defende 500 pontos na semana, referentes ao título do ATP da Basileia, na Suíça, de 2015, e irá, no máximo, defender sua pontuação atual, permanecendo com o mesmo número. Mahut, por sua vez, não defende pontos – só pode somar, portanto - e disputa o torneio suíço ao lado do também compatriota Edouard Roger-Vasselin. Herbert optou por focar na simples nesta semana e disputa o Challenger de Budapeste, onde é o cabeça de chave número um.