Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil x Argentina na final masculina e Brasil x Colômbia na final feminina da 10ª Copa Santa Catarina Internacional de Tênis em Itajaí (SC)

Gabriel Heusi / Heusi Action
Escrito por

O Brasil está nas duas finais principais contra tenistas da Argentina e da Colômbia na 10ª Copa Santa Catarina Internacional de Tênis, torneio realizado no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), com pontuação para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis até 18 anos que tem entrada gratuita. O evento conta com 379 atletas de 13 países e tem entrada gratuita nas finais a partir das 10h deste sábado.

Entre os homens, o principal favorito, o paulista Rafael Marques, superou Daniel Szuczpak por 6/0 4/6 6/2 e vai encarar o argentino Ezequiel Monferrer que derrotou o americano Dani Blanch, segundo cabeça de chave, por 4/6 6/3 6/4. Esta será a terceira final de Marques que tentará seu segundo título na carreira - foi campeão no Chile este ano.

Entre as meninas a brasileira Isabel Oliveira, de Brasília e com 16 anos, é a representante brasileira na final. Ela derrotou a goiana Lorena Cardoso por 6/4 6/3 e pega a colombiana e segunda favorita, Gabriela Giraldo, que passou pela goiana de Minaçu, Nalanda Silva, tenista oriunda do projeto social Quadra de Talentos.

Isabel joga sua terceira final e buscará título inédito em sua carreira.

Nas demais categorias apenas um paraguaio intruso dos brasileiros nas decisões. Nos 16 anos masculino e final será entre o paranaense Márcio Silva e o paraguaio Sebastian Dietze. Silva derrotou Henrique Fukushima, de São Paulo, por um duplo 6/2 e Dietze passou pelo paranaense João Schiessl por 6/1 7/6 (7/3). Entre as meninas a final será entre a paulista Marjorie Souza e a catarinense de Florianópolis, Maria Turchetto. A catarinense derrotou na semi a paulista Giovanna de Oliveira por 6/2 7/6 (7/0) enquanto que Marjorie superou a gaúcha Valentina Ferrarini por um duplo 6/4. Nos 14 anos feminino final entre a baiana Luana Paiva e a paranaense Maria Bloot. Paiva derrotou a paulista Giovanna Cardoro por 7/5 5/7 6/2 enquanto que Bloot superou a gaúcha Antonia Ferrarini por 7/5 6/2. Entre os meninos o gaúcho Gustavo Tedesco disputa o caneco contra o carioca Victor Alves. Tedesco derrotou o paulista Henrique Brito por 6/2 6/0 e Alves aplicou um duplo 6/0 diante do paulista Gustavo Rubio. Nos 16 e 14 anos o torneio conta pontos para o ranking Sul-Americano do Cosat.

Neste sábado a partir das 8h serão definidos os campeões dos 12 anos com pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis. No masculino Bernardo Duarte, do Rio Grande do Sul, enfrenta o catarinense David Camponogara. No feminino final entre Ana Campigotto, de Joinville (SC), e a paranaense Isabelle Karam.

O torneio tem por tradição revelar grandes talentos. O primeiro campeão, na edição 2009, foi Thiago Monteiro, atual número 1 do país que já figuou no top 80 do mundo e derrotou nomes como Jo-Wilfried Tsonga quando era top 10 mundial. Em 2013 o mineiro João Menezes levantou o troféu e hoje ocupa um lugar entrs os 300 melhores do mundo e quarto melhor do país no profissional. Vencedora em 2014, Thaísa Pedretti hoje está entre as cinco melhores do país no profissional e Marcelo Zormann, vencedor em 2012, levantou o título de Wimbledon nas duplas juvenil, o evento com maior prestígio do tênis.

O torneio tem atletas de 13 países. São jogadores do Brasil, Peru, Finlândia, Grã-Bretanha, Colômbia, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Índia, Uruguai, Chile, Itália e Holanda.

Todos os Campeões:

2017 - Natan Rodrigues (BRA) / Jaedan Brown (EUA)

2016 - Matheus Pucinelli (BRA) / Vitoria Okuyama (BRA)

2015 - Lucas Koelle (BRA) / Anastasia Imachkine (PER)

2014 - Igor Marcondes (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)

2013 - João Menezes (BRA) / Isabella Camargo (BRA)

2012 - Marcelo Zormann (BRA) / Jazzi Plews (GBR)

2011 - Pedro Dumont (BRA) / Eduarda Santos (BRA)

2010 - Bruno Sant´Anna (BRA) / Raffaela Miiller (BRA)

2009 - Thiago Monteiro (BRA) / Catalina Pella (ARG)



A 10ª Copa Santarina Internacional de Tênis tem o patrocínio da Heusi, TAROII Investiment Group, Correios e Grupo Promenac Camvel. O evento conta com o apoio das Águas Santa Rita, Peugeot, Compañion, Mormaii, Vivano Sports, Hotel Vitória e FMEL Itajaí. O evento é uma realização da Federação Catarinense de Tênis e do Itamirim Clube de Campo e conta com a organização ADK Tennis. A competição tem a chancela da Confederação Brasileira de Tênis contando com a supervisão da Federação Internacional de Tênis e da Confederação Sul-Americana de Tênis.