Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bia Maia perde para Halep e fica com o vice no WTA 1.000 de Toronto

Brasileira vai se tornar a 16ª do mundo nesta segunda-feira

Halep é campeão do WTA 1.000 de Toronto (AELTC)
Escrito por

Paulistana número 1 do Brasil e 24ª do mundo, Beatriz Haddad Maia fez uma belíssima final diante da romena Simona Halep, ex-número 1 e atual 15ª, mas ficou com o vice-campeonato do WTA 1.000 de Toronto. Halep conquista seu 3º título no Canadá.


Vivendo a melhor semana de sua carreira, Bia Haddad Maia lutou por 2h18 e acabou derrotada em 6/3 2/6 6/3, tendo convertido um ace contra dois da romena, que cometeu nove duplas-faltas contra duas de Bia. A brasileira venceu 62% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 65% de aproveitamento da romena. Durante a partida, a europeia disparou 16 bolas vencedoras contra 18 da paulistana, que cometeu 35 erros não-forçados contra 31.

Com o vice-campeonato em Toronto, Bia alcançará o posto de 16ª do mundo na próxima segunda-feira. A posição é a melhor alcançada por uma mulher brasileira no circuito mundial e a segunda melhor, atrás apenas de Guga Kuerten, que foi número 1 do mundo.

Halep chegou a seu nono título em nível WTA 1.000, terceiro no Canadá, onde foi campeã em 2016 e 2018.

Este é o primeiro título da romena sobre comando do francês Patrick Mouratoglou.

O jogo

A brasileira teve um início de partida muito sólido com saque e trabalhando bem na linha de base, assim salvou dois breakpoints no 3º game e abriu 3/0 com quebra no 2º game após quatro duplas-faltas da romena. Dali em diante, Halep mudou a tática de jogo, aproveitou que a brasileira também estava com dificuldades de encaixar o primeiro serviço e passou a trabalhar com bolas altas no backhand da brasileira, forçando que a paulistana buscasse a definição. Assim, Halep aplicou o pneu moral, com quebras nos 5º, 7º e 9º games.

No segundo set, Bia voltou a abrir 3/0, desta vez com duas quebras e resistiu a pressão, salvou dois breakpoints e confirmou novo game abrindo 4/0 no placar e administrando a vantagem.

No terceiro set, a romena abriu 2/0 com quebra trabalhando muito sólida com forehand na paralela. Bia não se rendeu e na sequência trabalhou com bolas de backhand buscando a paralela, devolveu a quebra, mas diante de Halep inspirada, voltou a ter o saque quebrado no 4º game, abriu 4/1 e administrou a vitória, conquistando seu terceiro título.