Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

32º Bahia Juniors Cup começa neste sábado com 230 tenistas e destaques baianos

Torneio é o maior do país no segundo semestre

Maria Menezes no Bahia Juniors Cup. Cré´dito: Bruno Rocha
Escrito por

Começa neste sábado, na parte da tarde, no Clube Bahiano de Tênis, a disputa da 32ª edição do Bahia Juniors Cup, maior torneio de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e maior do país no segundo semestre, terceiro maior do Brasil na temporada com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.

Serão cerca de 230 tenistas de 12 países disputando as categorias 18 anos com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, 16 e 14 anos com pontuação pro ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis, 12 anos e a novidade da categoria Kid´s, até 11 anos, com pontuação pro ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

Na categoria principal mundial, o baiano Lucas Cruz, campeão de duplas ano passado, ganhou vaga na chave principal e vai desafiar os favoritos Sebastian Baez, da Argentina, Thiago Wild, campeão do BNP Paribas Cup em 2014, um dos principais torneios do mundo de 14 anos onde disputou a final em Roland Garros, palco do tricampeonato de Gustavo Kuerten no profissional em 1997, 2000 e 2001, além de Mateus Alves e do pernambucano João Lucas Reis.

Outros dois baianos serão destaques. Maria Menezes, umas das melhores do continente nos 14 anos e que já vem jogando seus primeiros torneios nos 16 anos, vai disputar seu primeiro desafio na categoria principal buscando seus primeiros pontos pro ranking mundial. A tenista que treina no Clube Bahiano de Tênis ganhou um convite da organização. Ela é a atual campeã dos 14 anos no torneio baiano. Maria disputou o Mundial de 14 anos com o Brasil e o circuito europeu por ser uma das melhores do continente.

Natan Rodrigues, vencedor da mesma categoria ano passado, vai tentar o troféu nos 16 anos, categoria que iniciou as disputas recentemente com quartas de final no disputado Uruguay Bowl. Ele foi o terceiro melhor do continente nos 14 anos esse ano e fez uma final e uma semi no circuito europeu este ano.

Outros baianos buscando títulos serão Gustavo Schwebel, Lucas Almeida e Arthur Chagas na categoria 14 anos, Lucas Ulm na 12 anos além de Vitor rocha , João Sandoval, João Pedro Almeida na Kids

O sábado terá o início do qualifying na parte da tarde que segue no domingo. A chave principal larga na segunda-feira a partir das 9h. O sorteio das chaves será feito no domingo.

O Bahia Juniors Cup, que tem edição comemorativa dos 100 anos co Clube Bahiano de Tênis, é um revelador de talentos. Disputado desde a década de 80, o evento trouxe ano passado o sobrinho de Fernando Meligeni, Felipe Alves Meligeni, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado por exemplo por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994. Kuerten que esteve no evento anos antes conquistando a categoria 16 anos em final apertada diante do baiano Duda Catharino, hoje diretor do evento e que coordena a equipe de competição do Clube Bahiano com um dos grandes talentos do tênis local e melhor do país nos 14 anos, Maria Menezes.

Além de Guga, o torneio teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional, Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.