Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

ATP divulga mudanças no sistema de ranking

Rankings passarão a ser de 22 meses até dezembro de 2020

(Foto: Reprodução)
Escrito por

A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) divulgou nesta segunda-feira detalhes de como será feito o desconto de pontos no ranking profissional a partir da retomada do circuito profissional mo mês de agosto, o sistema mudou em razão da pandemia da COVID-19.


A alteração do ranking é temporária, ressalta a ATP, que ainda finaliza seu comunicado com uma observação: "Caso a temporada 2021 seja impactada pelo Covid-19, novos ajustes nos rankings serão considerados."

Através de um comunicado enviado à imprensa, a ATP informa que a partir de agosto, quando o circuito será retomado após a parada da pandemia da COVID-19, e levará em consideração 22 meses, num sistema que começa a descartar pontos em março de 2019 e será finalizado em dezembro de 2020.

O ranking é operado com os 18 melhores resultados ao longo de 52 semanas, se o torneio disputado for repetido em 2020 vai manter o melhor resultado nos dois anos. Por exemplo o torneio de Madri será jogado em setembro deste ano, o melhor resultado dos dois será o contabilizado. O mesmo vale para Roland Garros e Roma.

De acordo com o comunicado, o ranking promove:

•Flexibilidade e justiça aos jogadores em todos os níveis, paralelamente ao número congelado de pontos disponíveis como parte do calendário provisório revisado de 2020.
• Fornecer um sistema que possa se adaptar a outras alterações no calendário, se necessário.
• Recompense jogadores que tenham um bom desempenho após a retomada da temporada.
• Um jogador não pode contabilizar o mesmo evento nos seus 18 melhores resultados e os pontos de 2020, caem normalmente em 2021.