Surfe

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ítalo Ferreira faz nota 10 e vence os Jogos Mundiais de Surfe no Japão

Potiguar escreve história impressionante em terras e águas japonesas e leva o ouro. Gabriel Medina fica com o bronze

Potiguar fez a melhor nota da bateria após um aéreo. (Foto: ISA / Pablo Jimenez)
Escrito por

Na madrugada deste domingo, Ítalo Ferreira escreveu nos Jogos Mundiais da Associação Internacional de Surfe (ISA), na praia de Kisakihama, em Miyazaki, no Japão, o último e mais bonito capítulo de uma das histórias mais impressionantes do surfe. Com uma nota 10, após um aéreo, e uma nota 7.77, o brasileiro fez o melhor somatório da final e levou o título do campeonato.

Outro brasileiro na decisão, Gabriel Medina, atual bicampeão mundial da World Surf League, ficou com o bronze. A prata foi para o norte-americano Kolohe Andino, número 3 do mundo. Filipe Toledo, líder do ranking mundial, com dores nas costas, abandonou a competição na repescagem. 

A saga de Ítalo Ferreira
Tudo começou quando o brasileiro teve alguns pertences, incluindo o passaporte, furtados na Califórnia. A partir daí, o potiguar enfrentou uma verdadeira saga para chegar ao Japão. Ítalo Ferreira aterrissou em pouso forçado em Miyazaki com a sua bateria já em andamento e correu para a praia, deixando seu equipamento no aeroporto.

Faltavam ainda nove minutos para o fim da bateria e o brasileiro entrou na água de bermuda jeans e prancha emprestada pelo compatriota Filipe Toledo. Mesmo com a quarta prioridade, o tempo foi suficiente para que Ítalo conseguisse marcar 13.46 pontos e vencer os adversários. 

O potiguar foi passando as fases seguintes até cair na semifinal, numa superbateria contra Gabriel Medina, Kelly Slater e Kolohe Andino, para a repescagem, a qual venceu e se classificou para a grande final. 

Ranking WSL
Ítalo Ferreira é o atual número 6 do mundo, com 31.280 pontos. Filipe Toledo lidera com 36.600. Gabriel Medina, campeão de 2018, é o quarto com 34.695. A próxima etapa acontece na piscina de ondas, na Califórnia, entre os dias 19 e 21 de setembro. O vencedor leva 10.000 pontos.