Surfe

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Etapa da divisão de acesso em Noronha já tem mais de 100 inscritos

Finalistas do ano passado, campeão Jadson André e vice Yago Dora integram time brasileiro. Entre os estrangeiros, franceses são maioria até o momento

Jadson André foi o campeão em 2019, em final brasileira contra Yago Dora. (Instagram/HangLooseBrasil)
Escrito por

Se o Campeonato Mundial de Surfe só começa no fim de março, em Gold Coast, na Austrália, a corrida na divisão de acesso para garantir um lugar na elite em 2021, já começou. O primeiro evento do ano na América do Sul vai acontecer na praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, em Pernambuco. O Hang Loose Pro Contest vai para a sua trigésima terceira edição e ocorre entre os dias 11 e 16 de fevereiro. 

A etapa brasileira dá ao vencedor 5.000 pontos no ranking, sendo essa a segunda maior pontuação (as etapas ''prime'' garantem 10.000 pontos). Até o momento, mais de 100 surfistas estão inscritos, entre eles os dois finalistas do ano passado, o potiguar Jadson André, que foi o campeão, e o paranaense Yago Dora, vice. 

O surfista do Rio Grande do Norte, vice-campeão da divisão de acesso em 2019, não é o único brasileiro a brigar pelo bicampeonato no arquipélago pernambucano. Alejo Muniz, em 2011, e Miguel Pupo, 2012, já levantaram o título da etapa sul-americana mais tradicional. 

Outros brasileiros como Willian Cardoso, Jessé Mendes, Ian Gouveia e Wiggolly Dantas, todos ex-integrantes da elite do surfe mundial, estarão presentes. Entre os estrangeiros, a França é o país com mais representantes: 12. O ex-top Joan Duru lidera a equipe francesa.