Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Variações, mas com consistência: o que Tite sinaliza para Seleção

Após amistoso marcado por testes contra Camarões, treinador traça algumas de suas expectativas para o Brasil que disputará a Copa América em 2019

'É sempre uma etapa em construção', diz Tite (Pedro Martins / MoWA Press)
Escrito por

Por mais variações que faça, a busca de Tite será sempre por garantir a consistência na Seleção Brasileira. Em entrevista coletiva após a vitória por 1 a 0 em amistoso realizado no MK Stadium, o treinador indicou como avaliará cada teste para que os jogadores tenham oportunidade com a amarelinha.

- Tem uma série de atletas, mas existe etapa de construção.

O treinador colocou a oportunidade dada a Allan como um exemplo. Segundo ele,  a entrada do jogador do Napoli já era esperada na Seleção, mas era preciso dar condições para isto:   

- Não dá para trazer o Allan sem colocar o Fred e o Arthur para jogar. Se não, fica uma situação de tira e bota. A gente tem uma coerência por trás, agora era a vez dele. Assim como Renato Augusto, que não tinha condição. 

Tite exaltou que a equipe vem estendendo suas opções entre os meio-campistas:

- O Arthur ficou meio inseguro atuando nesta posição hoje, oscilou, era a primeira partida dele neste setor (como primeiro volante). Mas temos outros jogadores, como o Casemiro, Walace, Fernandinho, que podem fazer estas duas faces - disse, em referência a atuar como primeiro ou segundo volante.

Além de Allan, houve espaço para Ederson, Pablo, Alex Sandro, Paulinho e Willian iniciarem como titulares diante de Camarões. Richarlison, Douglas Costa, Walace e Gabriel Jesus tiveram chances. Nestes dois amistosos da Seleção, somente Dedé e Rafinha não ganharam oportunidades, e sim um pedido de desculpas:

-  Eu me desculpei com o Dedé e com o Rafinha. Por quê? O jogo se apresentou de uma tal forma que, com 15 minutos do segundo tempo, a gente não conseguia o segundo gol. Aí eu coloco o Dedé ou o Rafinha, isso não é dar oportunidade. Porque ele vai errar, e aí eu queimo o cara. Ele vai pensar: "Se eu errar aqui, vai cair no meu colo". Então algumas situações a gente tem que reconduzir.

CONFIANÇA EM NEYMAR E NA SOLIDEZ DA EQUIPE

'Demos sequência a ele, mas foi responsabilidade', disse Tite sobre a lesão(Pedro Martins / MoWA Press)

Tite ainda destacou que espera um Neymar que honre cada vez mais o camisa 10. Aos seus olhos, o jogador do PSG tem se mostrado um jogador com espírito de equipe:

- Se quisesse tirar (o Neymar), eu poderia tirar, porque tem jogo na sequência. Mas ele foi para o jogo, deu caráter importante para a equipe, a equipe mantém seu principal atleta na sua composição. Tanto é que mantivemos ele por seu caráter importante para a equipe, a equipe mantém seu principal atleta na sua composição, mesmo sentindo no primeiro lance. Demos sequência, mas aí na segunda vez era responsabilidade. De alguma forma, ficou prejudicado.

Tite fez a ressalva de que a equipe tem de se aprimorar ofensivamente, mas exaltou o poderio ofensivo da Seleção. O setor teve testes nesta terça-feira: Willian foi lançado como titular, enquanto Douglas Costa, Richarlison e Gabriel Jesus tiveram oportunidades no decorrer da partida.

- É sempre um ajuste de um processo ofensivo. É verdade que fizemos gols em todos os 32 jogos oficiais, só não fizemos em um jogo oficial, contra a Bolívia lá, porque o goleiro foi o melhor em campo. Sempre fizemos gols, independente deste ajuste de criação. Hoje teve bastante criação, um volume de jogo grande e o goleiro foi uma peça diferente.

O treinador ainda destacou que a Seleção tem de se adaptar às oscilações no decorrer da partida:

- Tem de avaliar algumas situações até dentro do próprio jogo. Desempenho irregular, oscilações, compreendendo também a situação de cada atleta. Nosso objetivo é sempre fazer jogos de consistência. Podem até ser algumas partidas ruins, que não encantem, mas ao menos temos de garantir a vitória.