Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tite classifica Inglaterra como favorita à Copa e elogia Neymar

Treinador concedeu coletiva nesta segunda-feira, véspera do amistoso diante dos ingleses

Tite falou sobre o duelo contra a Inglaterra em entrevista coletiva (Foto: Ben Stansall / AFP)
Escrito por

O técnico Tite terá pela frente nesta terça-feira, às 18h (de Brasília), a Inglaterra, em Wembley. É o primeiro adversário da escola europeia do treinador desde que assumiu a Seleção Brasileira.

Tite rasgou elogios ao trabalho que vem sendo feito por Gareth Southgate à frente da Inglaterra. Apesar de o English Team não ter alguns de seus principais nomes contra o Brasil, como Harry Kane e Dele Alli, o treinador classificou o adversário como um dos favoritos ao título da Copa do Mundo de 2018.

- Todos os grandes, como a Inglaterra, com essa nova geração surgindo, apesar do Southgate ter só 13 jogos. Mas eles têm Dele Alli, Kane, a experiência do Cahill. Tradição, peso, vejo a Inglaterra como uma das favoritas. Não por estar aqui em Wembley falando para os ingleses - afirmou Tite:

- O importante é fortalecer e crescer a equipe, e jogos nessa segunda fase. Com a grandeza do jogo de amanhã (terça-feira) é um referencial importante, contra escolas diferentes. Inglesa, foi a asiática... Começa a trabalhar essas situações de fortalecimento. E a tensão de ser humanamente justo na escolha dos atletas. Sou inquieto por natureza. Tenho que respeitar meu estilo.

Tite ao lado de Daniel Alves na coletiva (Foto: Ben Stansall / AFP)

O treinador falou ainda sobre a possibilidade de deixar grandes jogadores fora da lista para a Copa do Mundo.

- Essa experiência de ter sido ex-atleta é importante nesse momento. Falar a verdade para o atleta, estão disputando titularidade, vaga, sendo acompanhados nos clubes. Temos conversado quando os clubes abrem, por vezes com técnicos, preparadores físicos, médicos, para potencializar o atleta sempre. Mas ter a verdade do acompanhamento físico, médico e clínico. Não adianta eu querer ser bonzinho, é leal. Vai ser difícil minha decisão final, mas procuro não olhar lá na frente, procuro medir os trabalhos diários para decidir lá na frente - admitiu o comandante.

Contra a Inglaterra, Tite vai entrar com a formação que busca ser a ideal para a Seleção Brasileira: Alisson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro, Renato Augusto, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

- Confirmo a equipe para iniciar. Tem uma competição muito grande. Com Willian com os jogos que tem feito, o Thiago Silva, o Fernandinho, tanto na Seleção quanto nos clubes. É minha função acompanhá-los. E segue com Firmino, Ederson, Danilo, uma série de concorrências fortes. E o campo fala. Não posso ser presunçoso de jogar minha cabeça para dentro do jogo. Tenho que enxergar o jogo e intervir.

Sobre o choro de Neymar na coletiva da última sexta-feira, após a vitória por 3 a 1 sobre o Japão, Tite afirmou que não conversou sobre o atacante.

- Não conversei nada com Neymar, o que falamos ali foi espontâneo, natural, humano, não falamos mais disso. Veio para o trabalho. Não tenho avaliação sobre o choro, há o que ele colocou para vocês e era justo eu colocar o trabalho que ele vem realizando comigo. E repito tudo absolutamente igual. Faço e repito todas aquelas observações: 

- Neymar é um jogador extraordinário porque faz gols e é assistente. Na última Champions se não foi o maior assistente, foi o segundo. Ele tem papel de ter atenção dobrada, cobertura mais específica, e proporciona essa capacidade de assistência - concluiu o treinador.