Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tite diz que momento para Neymar ser o melhor do mundo ‘vai chegar’

Treinador da Seleção não vê muita mudança tática do jogador agora no Paris Saint-Germain e afirma que valores da transferência não querem dizer muita coisa

Neymar é a transferência mais cara da história do futebol (Foto: Thomas Samson/AFP)
Escrito por

A transferência de Neymar do Barcelona (ESP) para o Paris Saint-Germain (FRA) acabou sendo um dos tópicos abordados na coletiva do técnico Tite, que convocou nesta quinta-feira a Seleção para os jogos diante de Equador e Colômbia, válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Questionado se o status de transferência mais cara da história do futebol poderia causar impacto ao jogador também dentro da Seleção, Tite preferiu declarar que o desejo de desafios por parte de Neymar é o mais importante.

- Em termos de valores, (não muda) absolutamente nada. Ele busca outros desafios, eu ouvi a entrevista, de um novo clube, plano de carreira. Na Seleção, é só a adaptação. A essência é gostar de jogar futebol. Dois itens são fundamentais: o torcedor e o atleta. Que ele esteja bem no seu clube, adaptado, para desenvolver seu melhor - disse Tite, que declarou ainda que o momento de Neymar ser coroado como melhor do mundo chegará no momento oportuno:

- Os últimos três atletas que estão brigando pelo prêmio: Cristiano, Messi e Neymar. Cristiano e Messi são gerações diferentes. Neymar vai chegar. Vai estar ligado ao desempenho dele, e não se está jogando com Messi ou Cristiano Ronaldo. Protagonismo é para quem entende futebol como fato isolado. O contexto forte, o conjunto forte, vai ressaltar o protagonismo de alguém. A Seleção estando forte, vai aparecer um atleta num grande momento e a individualidade aparece - analisou.

Mesmo como protagonista no clube francês e agora vivendo uma nova realidade, Tite crê que Neymar não terá que se adaptar a uma nova filosofia tática. Na visão do comandante, os sistemas de jogo de Barcelona e PSG são bastante similares.

- O sistema utilizado pelo PSG é muito parecido com o do Barcelona, no 4-3-3. Matuidi, Verratti e Rabiot como centrais. Dois extremos e um pivô, pode ser Di Maria ou Draxler, Neymar e Cavani. As características dos atletas mudam, mas a engrenagem é a mesma no sistema tático - finalizou.