Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sinais do Hexa do Brasil: veja seis coincidências entre as Copas de 2002 e 2022

LANCE! lista semelhanças entre os Mundiais para animar os torcedores supersticiosos

Seleção Brasileira na Copa de 2002, na Coreia e no Japão (Foto: Nelson Almeida/LANCE!Press)
Escrito por

Chegou a hora do mata-mata na Copa do Mundo do Qatar. Nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília), a Seleção Brasileira enfrenta a Coreia do Sul pelas oitavas de final e busca dar mais um passo rumo ao Hexa. Abaixo, o LANCE! lista seis coincidências entre as Copas de 2002 e 2022 para animar o torcedor supersticioso.

1. Copa do Mundo na Ásia

Após 20 anos, a Copa do Mundo voltou a ser sediada no continente asiático. Em 2002, ano do penta, a competição foi disputada na Coreia do Sul e no Japão. A edição atual, como todos sabem, acontece no Qatar. É apenas a segunda vez do Mundial na Ásia, então podemos falar que o Brasil tem 100% de aproveitamento no continente. Manteremos o retrospecto?

+ Quais são os maiores jogadores da Seleção em Copas do Mundo? Veja votação na redação do LANCE!

2. França como atual campeã

Outra coincidência animadora é o fato de a França chegar na Copa do Mundo como atual campeã. Em 2002, a seleção europeia chegava à Coreia e ao Japão após levantar o caneco em 1998. Da mesma forma, os Bleus chegaram ao Qatar como detentores do título mundial, conquistado na Rússia em 2018. Será que o final feliz se repete?

+ Copa do Mundo: veja os maiores artilheiros da história do torneio

3. Goleiro do Palmeiras e meia do Flamengo no elenco

Em termos de elenco, há algumas semelhanças entre 2002 e 2022. A principal delas é a presença de um goleiro do Palmeiras e um meia do Flamengo - algo que não aconteceu nas últimas edições. Há 20 anos, Marcos e Juninho Paulista representaram os clubes na conquista do penta. Neste ano, Weverton e Everton Ribeiro têm a missão de manter a escrita.

Brasil conquistou o penta em 2002 (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

4. Camisa 9 com "R" e abrindo a porteira

Assim como em 2002, o primeiro gol da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 foi marcado pelo camisa 9. E ambos têm o nome começando a letra "R". Há vinte anos, foi Ronaldo Fenômeno que abriu o placar contra a Turquia na estreia do Mundial. Neste ano, Richarlison marcou os dois gols na vitória diante da Sérvia.

5. Adversários de vermelho na Copa do Mundo

O quarto sinal é em relação à cor dos uniformes dos adversários. Na fase de grupos de 2002, o Brasil enfrentou três seleções com camisas vermelhas: Turquia, China e Costa Rica. O cenário se repetiu nas oitavas de final contra a Bélgica. No Qatar, a Seleção enfrentou dois adversários com a mesma cor na primeira fase (Sérvia e Suíça) e mais um nas oitavas, a Coreia do Sul.

+ Copa do Mundo: veja a lista das maiores goleadas na história

6. Real Madrid campeão da Champions com brilho brasileiro

Outra coincidência entre 2002 e 2022 é o Real Madrid sendo campeão da Champions League com brilho brasileiro. Em 2002, Roberto Carlos foi titular na final contra o Bayer Leverkusen e deu assistência para o gol histórico de Zidane. Em 2022, saiu dos pés de Vini Jr o gol do título merengue contra o Liverpool. Após a Champions, Roberto Carlos levantou a taça da Copa do Mundo. Vini Jr vai repetir o feito no Qatar?