Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seleção Brasileira faz nove mudanças para Sul-Americano Sub-20; confira lista final

Ramon Menezes precisa fazer alterações após clubes não liberarem alguns atletas, e relação definitiva é apresentada pela CBF. Jogadores se apresentam nesta quinta, na Granja Comary

Ramon Menezes é o técnico da Seleção Brasileira Sub-20 desde o início de 2022 (Foto: Thais Magalhães / CBF)
Escrito por

A CBF anunciou nesta quarta-feira a lista final para a disputa do Sul-Americano Sub-20, que acontece entre janeiro e fevereiro, na Colômbia. Após a relação apresentada no mês de dezembro, o técnico da Seleção Brasileira, Ramon Menezes, precisou fazer algumas alterações. Além disso, uma atualização da Conmebol permitiu a convocação de um 23º atleta.

Por não se tratar de uma Data-Fifa, alguns clubes não liberaram determinados jogadores, o que fez com que a Seleção Brasileira chamasse novos atletas. O Palmeiras, por exemplo, vetou a ida de Endrick e Giovani. O Flamengo, por sua vez, solicitou a permanência de Matheus França e Victor Hugo no Rubro-Negro. O Santos negou a convocação de Ângelo e Marcos Leonardo.

+ Tabela das primeiras fases da Copa Libertadores


Ao todo, são nove mudanças se comparadas as duas listas. Dos 22 nomes chamados na primeira convocação, Ramon Menezes terá 14 jogadores à disposição.

CONVOCADOS PARA O SUL-AMERICANO SUB-20

​Goleiros:
Kaíque (Palmeiras), Kauã Santos (Flamengo) e Mycael (Athletico-PR);

Laterais: Arthur (América -MG), André (Bahia), Kaiki Bruno (Cruzeiro) e Patryck (São Paulo);

Zagueiros: Douglas Mendes (Red Bull Bragantino), Robert Renan (Corinthians), Weverton (Cruzeiro) e Michel (Palmeiras);

Meio-campistas: Andrey Santos (Vasco), Marlon Gomes (Vasco), Ronald (Grêmio), Alexsander (Fluminense) e Guilherme Biro (Corinthians);

Atacantes: Stênio (Cruzeiro), Pedrinho (Corinthians), Giovane (Corinthians), Renan Viana (Athletico-PR), Luiz Guilherme (Palmeiras), Sávio (PSV-HOL) e Vitor Roque (Athletico-PR).

+ Gabriel Jesus, Antony, Endrick… Relembre os craques das últimas 10 edições da Copinha

Vitor Roque é um dos principais nomes do time de Ramon Menezes (Foto: Adriano Fontes / CBF)

Os jogadores se apresentam nesta quinta-feira na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no centro de treinamentos da Seleção Brasileira, e já farão o primeiro treino. O elenco ficará no Brasil até o dia 16, quando embarca para a Colômbia.

O Brasil está no Grupo A do Sul-Americano Sub-20, ao lado de Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru. A estreia será no dia 19, contra os peruanos, às 19h (de Brasília; 17h no horário local), no Estádio Pascual Guerrero, na cidade de Cali.

+ Messi, Benzema… Veja nomes do futebol europeu que já podem assinar com outro clube

JOGOS DA PRIMEIRA FASE

Peru x Brasil - 19/01 - 19h
​Argentina x Brasil - 23/01 - 21h30
​Brasil x Colômbia - 25/01 - 21h30
​Brasil x Paraguai - 27/01 - 21h30

SEGUNDA FASE

Os três primeiros de cada grupo se classificam para o hexagonal final, que será disputado entre os dias 31 de janeiro e 12 de fevereiro. Os quatro melhores do hexagonal final garantem vaga na Copa do Mundo Sub-20, entre maio e junho, na Indonésia. Os três melhores do hexagonal final jogarão o Pan-Americano, entre outubro e novembro, em Santiago, no Chile.

O Brasil é o maior vencedor do Sul-Americano Sub-20, com 11 títulos. A última conquista, porém, foi em 2011, com a geração de Neymar.