Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Reserva no Manchester United, mas com prestígio com Tite: Fred briga por vaga no time titular da Seleção

Meio-campista foi titular em grande parte do ciclo para a Copa do Mundo, mas perdeu espaço no seu clube. Jogador concorre a vaga com Vini Jr para quinta-feira

Fred tem 28 jogos com a camisa da Seleção Brasileira, mas não marcou nenhum gol (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Escrito por

O técnico Tite tem uma dúvida para a escalação da Seleção Brasileira para a estreia da Copa do Mundo, contra a Sérvia, na quinta-feira, Às 16h. Com praticamente todo o time definido, o treinador ainda matuta na cabeça entre Fred ou Vini Jr para o onze inicial diante dos europeus.

+ Veja a tabela, os jogos e os grupos da Copa do Mundo de 2022

O meio-campista do Manchester United, que foi titular na maior parte dos jogos desde o início das Eliminatórias Sul-Americanas, é homem de confiança do treinador brasileiro, mas vive uma situação delicada em seu clube.

Com a chegada do técnico Erik ten Hag aos Diabos Vermelhos, o jogador perdeu espaço no time titular e foi reserva em sete das 11 partidas do clube na Premier League. Nos últimos quatro duelos antes da Copa do Mundo, inclusive, o camisa 17 foi banco em todas, sendo que sequer entrou nas últimas duas.

A fase do atleta ligou um alerta na busca pela titularidade no Mundial do Qatar, uma vez que, diferentemente de outros momentos, agora Fred tem concorrência. A principal dúvida de Tite é entre montar uma equipe mais ofensiva ou mais cautelosa.

Fred perdeu espaço no Manchester United (Foto: OLI SCARFF / AFP)

Caso opte pela formação ofensiva, a tendência é que Vini Jr ganhe a vaga do meio-campista do United, fazendo com que Lucas Paquetá jogue mais recuado. Caso contrário, é justamente Paquetá quem vai atuar aberto pela esquerda, com Fred centralizado ao lado de Casemiro.

Na Data Fifa de setembro, quando o Brasil enfrentou Gana e Tunísia, Tite testou exatamente as duas formações. Contra os ganeses, Vini Jr foi titular para Paquetá jogar mais recuado. Já diante dos tunisianos, o atacante do Real Madrid deu lugar a Fred no Parque dos Príncipes.

Nos treinos em Turim, o indício mais claro foi de Vini Jr ganhando a vaga. Apesar de não esboçar o time para valer, Tite testou, em um dos poucos trabalhos em que simulou jogo em atividade aberta à imprensa, uma formação que contava com Vini e Fred na mesma equipe. No entanto, em todo o tempo o treinador posicionou Lucas Paquetá como segundo volante, onde Fred atua.

Fred em treino da Seleção em Turim (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

+ Brasil não perde o 1º jogo em Copas do Mundo há 88 anos; relembre as estreias da Seleção

Desde o começo das Eliminatórias, o Brasil entrou em campo 28 vezes. Deste número de jogos, Fred foi titular em 17 partidas. Resta ao treinador decidir o que quer diante dos sérvios: cautela ou ofensividade.

Nesta segunda-feira, Tite fechou o treino no Estádio Grand Hamad, e Raphinha e Richarlison, que concederam entrevista coletiva na sequência, não deram nenhuma pista da equipe. A dois dias da estreia, Fred ainda luta para por uma vaga no time titular.