Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Recorde e quebra de jejum: as missões da Seleção em La Paz

Brasil visita a Bolívia com dois objetivos: acabar com a sequência de 20 anos sem triunfo na <br>altitude e seguir com chances de repetir a melhor campanha de um país nas Eliminatórias

Reprodução
Escrito por

Classificada, melhor ataque, defesa e com a primeira colocação das Eliminatórias assegurada. A Seleção Brasileira, que visita nesta quinta-feira, às 17h (de Brasília), a Bolívia, em La Paz, poderia considerar este encontro, válido pela penúltima rodada das Eliminatórias, como um mero compromisso preparatório para a próxima Copa do Mundo. No entanto, a equipe do técnico Tite, caso consiga a vitória, pode conquistar muito mais que novos três pontos da sólida campanha no torneio.

Com 37 pontos, o Brasil ainda pode igualar a melhor campanha de um país na atual fórmula de disputa das Eliminatórias Sul-Americanas, adotada para o Mundial de 1998. Para a Copa de 2002, a rival Argentina conseguiu 43 pontos, tendo apenas uma derrota (justamente para Seleção). Ou seja, vitória hoje mantém a possibilidade de repetição desta performance.


Outro ponto é um incômodo jejum diante da Bolívia em La Paz. A última vitória verde e amarela na cidade de 3.660 metros de altitude aconteceu na final da Copa América de 1997 – 3 a 1, gols de Edmundo, Ronaldo Fenômeno e Zé Roberto (veja o histórico abaixo).

Se for considerar jogos das Eliminatórias, o Brasil triunfou pela última vez em 1985. O jogo, contudo, aconteceu em Santa Cruz de la Sierra, onde a Seleção venceu os donos da casa em um amistoso disputado em 2013, no último triunfo verde e amarelo em solo boliviano.

A delegação brasileira viajou na tarde de quarta-feira para a Bolívia, mas só chegará em La Paz horas antes do encontro desta quinta-feira. Tudo para minimizar os efeitos da altitude e para conseguir êxito nos dois objetivos importantes que terá em jogo.


O HISTÓRICO CONTRA A BOLÍVIA EM LA PAZ

Copa América 1979

No primeiro encontro na cidade, os bolivianos levaram a melhor. Roberto Dinamite, eterno atacante do Vasco, marcou o gol brasileiro.
......................
Eliminatórias 1982
No encontro valendo vaga para a Copa de 1982, o primeiro triunfo: 2 a 1 com gols de Sócrates e Reinaldo.

......................
Eliminatórias 1994
Já em 1993, os bolivianos decretaram a primeira derrota brasileira na história das Eliminatórias: 2 a 0. Etcheverry e Peña marcaram os gols dos donos da casa.
......................
Copa América 1997
Na decisão do torneio, a Seleção deu o troco da derrota de quatro anos antes: triunfo por 3 a 1 e a primeira conquista do Brasil no torneio fora de casa.
......................
Eliminatórias 2002
Ainda no sufuco para garantir vaga no Mundial, o time de Felipão saiu na frente com Edilson. No segundo tempo, no entanto, sofreu a virada.
......................
Eliminatórias 2006
Já classificada, empate em 1 a 1. Juninho Pernambucano marcou.
......................
Eliminatórias 2010
No último jogo, derrota por 2 a 1. Nilmar marcou.