Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Recorde de Formiga e sem Marta: Seleção Brasileira estreia na Copa

Atleta de 41 anos joga há mais de duas décadas pelo Brasil e contra a Jamaica se torna a recordista de participações em Copas

Seleção feminina começa caminhada na Copa do Mundo (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Nove derrotas seguidas na preparação e cortes às vésperas da estreia assombraram a Seleção Brasileira até aqui. Isso, porém, precisará ser deixado para trás. Neste domingo, as mulheres do Brasil entram em campo em Grenoble, na França, para dar o pontapé inicial na Copa do Mundo feminina, contra a Jamaica, às 10h30 (de Brasília). Se tudo correr como esperado, a partida marcará um recorde para Formiga. Ninguém terá atuado em mais Mundiais do que ela, que chega a sete.

Nenhuma geração da Seleção feminina passou sem a presença da baiana Miraildes Mota. A narrativa dela no futebol feminino segue a de tantas outras: arrancava a cabeça das bonecas para usar de bola e lutou desde cedo - e até dentro de casa - contra preconceito por querer ser jogadora. A persistência, porém, a transformou em uma das atletas mais importantes da modalidade.

Convocada para a Seleção Brasileira aos 15 anos, a jogadora chegou no time principal aos 16 e não saiu mais. O primeiro título veio nos Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo. Formiga chegou a se aposentar no final de 2016, mas reviu a decisão. Desta vez, aos 41 anos, não tem mais volta. Será a última Copa do Mundo.

- É maravilhoso poder representar o país, a Seleção Brasileira. (De 1995 para cá), a diferença está aí, é essa visibilidade toda que tem hoje. Mas eu estou feliz, claro! Quem não estaria honrado em poder estar aqui? E poder disputar minha última Copa, minha sétima. Sem dúvidas (é a última). Só se eu continuar, quem sabe futuramente, na parte da comissão e dar continuidade ao trabalho, mas fora das quatro linhas - revelou a camisa 8 ao site da CBF.

Formiga irá para a sétima Copa (Foto: Naomi Baker/FIFA)

Mesmo com a incansável Formiga, a Seleção Brasileira tenta superar os problemas na estreia. Sem Marta, que não conseguiu se recuperar de uma lesão na coxa esquerda, as brasileiras passaram ainda pelos cortes de Érika, Adriana e Fabi Simões. Com as adversidades, nove derrotas na bagagem e críticas ao técnico Vadão, as brasileiras vão tentar utilizar a motivação de um Mundial para virar o jogo.

Do outro lado...

Na Jamaica, a notícia do desfalque de Marta foi recebida com lamentação. O treinador Hue Menzies até brincou quando questionado, mas demonstrou respeito ao falar sobre a estrela. As jamaicanas fazem a primeira Copa do Mundo da história. Um dos destaques é a atacante Jody Brown.

- Respeitamos muito a seleção brasileira. A gente não espera que eles se intimidem com dificuldade. A Marta é uma jogada excepcional, mas é futebol. E se ela entrar? Vamos nos preparar. Mas sinto em saber que ela não vai jogar - disse o comandante da equipe.

Aos 21 anos, a capitã da seleção jamaicana, Konya Plummer, também demonstrou lamentação por não poder dividir o gramado com a seis vezes melhor do mundo.

- Eu estava muito animada para jogar contra a Marta, afinal, ela é uma lenda. Quando eu era criança sempre ouvia falar sobre a Marta, seria uma grande experiência poder jogar contra ela. Mas ainda estamos ansiosas pela partida - falou.

FICHA TÉCNICA:
BRASIL X JAMAICA

Data/Hora:
09/06/2019, às 10h30
Local: Stade des Alpes, Grenoble (FRA)
Arbitragem: Riem Hussein (ALE)
Auxiliares: Kylie Cockburn (ESC) e Mihaela Tepusa (ROM)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Onde ver: Globo e SporTV

BRASIL (Técnico: Vadão)
Bárbara; Letícia Santos, Kathellen, Mônica e Tamires; Formiga e Thaísa; Andressa Alves, Cristiane, Bia Zaneratto e Debinha.

JAMAICA (Técnico: Hue Menzies)
Schneider; Bond-Flasza, Swaby, Plummer, Blackwood; Swaby, Solaun, Sweatman; Matthews, Khadija Shaw e Trudi Carter.