Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quem é Gabriel Martinelli? Novato da Seleção na Copa do Mundo é destaque do Arsenal

Atacante é novidade na escalação da Seleção Brasileira contra Camarões; jogador de 21 anos vive temporada de destaque na Premier League 

Martinelli entrou no segundo tempo contra a Sérvia (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Gabriel Martinelli é uma das novidades de Tite na escalação da Seleção Brasileira para enfrentar Camarões, às 16h (de Brasília) desta sexta-feira, em jogo válido pela 3ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Com o Brasil já classificado para as oitavas de final, o treinador resolveu rodar a equipe e o atacante recebeu uma chance.

+ Brasil defende contra Camarões um tabu histórico em Copas do Mundo

O jogador de 21 anos é um dos novatos do elenco. O atacante foi convocado pela primeira vez em março desse ano para as partidas contra Chile e Bolívia, nas duas últimas rodadas das Eliminatórias. Ele tem tem quatro jogos pela Canarinho, incluindo o duelo contra a Sérvia, a estreia da Copa do Mundo do Qatar.

Essa será a primeira oportunidade de Martinelli como titular. O jogador vive o segundo grande torneio vestindo a camisa da Amarelinha - ele foi campeão dos Jogos Olímpicos de Tóquio com o time sub-23 no ano passado.

+ ​Brasil segue como o maior campeão da história da Copa do Mundo com a eliminação da Alemanha

Gabriel era uma das grandes dúvidas de Tite à época da convocação. O atleta disputava vagas com nomes como Roberto Firmino, mas levou a melhor. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Tite e César Sampaio, auxiliar da Seleção, elogiariam a capacidade e a temporada de Martinelli.

Martinelli nas Olimpíadas (Foto: MARTIN BERNETTI / AFP)

INÍCIO ARRASSADOR

Martinelli praticamente não jogou no Brasil. Após passar pelos times inferiores do Corinthians, o jogador foi para o Ituano, onde foi criado profissionalmente. Ele assinou um contrato com a equipe principal do interior de São Paulo aos 16 anos. Após ser o artilheiro da Copinha de 2019, foi promovido ao time principal e não demorou muito para carregar os holofotes.

+ Trio 'brasileiro' deve ser preterido em time alternativo da Seleção na Copa

Subiu para o time de cima ainda em 2019, semanas após a competição de base. Assumiu a titularidade em pouco tempo, marcou seis gols e foi o líder de assistências do Ituano no Campeonato Paulista. Martinelli foi eleito a revelação e um dos melhores atacantes do Estadual.

E a vivência do jovem no futebol brasileiro terminou aí. Após o Paulista, Martinelli foi vendido ao Arsenal por 6 milhões de libras (cerca de R$ 30 milhões na cotação da época) em junho de 2019. Essa foi a maior transação da história do Ituano.

ADAPTAÇÃO E PERSONALIDADE

Como qualquer jovem que chega em um time grande, Martinelli não foi titular de cara quando chegou ao Arsenal. Na primeira parte da temporada 2019-20, o atacante atuou em partidas contra times menores em copas e partidas da fase de grupos da Liga Europa.

+ Brasil é a única seleção que não sofreu gol na Copa do Mundo Qatar 2022

O primeiro destaque veio em um clássico contra o Liverpool em partida da Copa da Liga Inglesa. Por se tratar de uma competição 'secundária', as duas equipes pouparam alguns jogadores. Martinelli marcou dois gols para o Arsenal no empate em 5 a 5 - os Gunners foram eliminados nos pênaltis logo depois. Após a partida, Jürgen Klopp, treinador dos Reds, chamou o brasileiro de um dos "talentos do século".

Martinelli deixa Kanté no chão (Foto: Stuart MacFarlane/Arsenal FC)

MUDANÇA DE TREINADOR E PROTAGONISMO

Com a saída de Unai Emery, demitido por resultados irregulares, Martinelli passou a ter mais espaço com Freddie Ljunberg, treinador interino durante poucos jogos, e posteriormente com Mikel Arteta, comandante do Arsenal até hoje. O brasileiro fez o primeiro jogo como titular na Premier League com o sueco na casamata.

O primeiro momento de grande atenção para o jovem veio neste período. Martinelli marcou um golaço em clássico com o Chelsea em Stamford Bridge, arrancando sozinho com a bola desde o campo de defesa até o gol adversário, deixando Kanté no chão e comemorando em frente à torcida adversária.

+ Laterais lesionados acompanham treino da Seleção; Neymar fica no hotel

Com Arteta, o brasileiro assumiu status de protagonista no Arsenal. Martinelli é titular do Arsenal, líder da Premier League na atual temporada. O atleta é o atacante com mais dribles certos no Campeonato Inglês - 28 ao todo - e se destaca justamente pela imprevisibilidade. São cinco gols e duas assistências em 14 partidas na competição.

O primeiro jogo como titular pela Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo vem para coroar uma temporada de sucesso e uma carreira com saltos. De um time do interior paulista a um gigante mundial, Martinelli chegou aos grandes palcos. Agora, tem a chance de fazê-lo com a Amarelinha.