Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por que Neymar não bateu pênalti na derrota do Brasil para a Croácia?

Camisa 10 cobraria o quinto pênalti, mas a Seleção foi eliminada após a quarta batida<br>

Neymar não cobrou pênalti contra a Croácia (NELSON ALMEIDA / AFP)
Escrito por

Principal cobrador da Seleção Brasileira, Neymar não participou da disputa de pênaltis contra a Croácia, que eliminou o Brasil da Copa do Mundo 2022. Abaixo, o LANCE! explica por que o craque ficou de fora.

+ Tite analisa eliminação da Seleção na Copa e confirma saída: 'Em paz comigo mesmo'

Neymar não bateu porque foi escolhido para fechar a série contra a Croácia. O Brasil, no entanto, foi eliminado antes da quinta penalidade, e o camisa 10 não teve a chance de cobrar. A Croácia acertou as quatro primeiras cobranças e o Brasil perdeu duas.

- Ele é o quinto e decisivo pênalti. Fica com uma pressão maior o jogador que tem mais qualidade e o mental para fazer a cobrança - justificou Tite ao ser perguntado sobre o tema.

Houve críticas por Neymar não abrir a disputa de pênaltis. A responsabilidade ficou com Rodrygo, de 21 anos, que foi um dos que erraram.

+ ANÁLISE: Seleção Brasileira não entendeu o jogo e fez tudo o que a Croácia quis

A opção de deixar o melhor batedor na última cobrança se explica pela maior pressão destinada ao pênalti, que pode selar uma classificação ou eliminação. A Seleção teria, assim, mais chance de sucesso no momento decisivo. Mas, como ocorreu, há o risco da série terminar antes.