Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De ‘monstro’ a referência! Veja o amadurecimento de Neymar

Exaltado por Tite após a vitória da Seleção Brasileira sobre o Paraguai, o atacante tem sua evolução atribuída à idade e à adaptação ao futebol europeu

NELSON ALMEIDA / AFP
Escrito por

A mudança de comportamento de Neymar voltou a ficar em pauta no futebol. Após o Brasil vencer o Paraguai por 3 a 0, o técnico da Seleção Brasileira, Tite, destacou o amadurecimento do camisa 10 como crucial para sua ascensão dentro de campo.

O jogador de 25 anos, que já rendeu polêmicas no Santos, no Barcelona e na Seleção, agora é visto como símbolo de maturidade também por analistas. Segundo o colunista do LANCE!, João Carlos Assumpção, o período na Europa tem sido crucial para a nova fase de Neymar:

- O amadurecimento de Neymar veio com a idade e a experiência na Europa. Neymar é um craque que, no início, foi muito injustiçado no Brasil. Diziam que era cai-cai, só jogava bem contra clubes pequenos do interior paulista, que na Europa ia fracassar. Mas não, lá cresceu muito, ainda mais com o fato de ter contato direto com os melhores jogadores do mundo.

O colunista enumerou algumas das mudanças de comportamento do atacante:

- Neymar começa a reclamar menos da arbitragem, o que é bom e importante. Parte do seu amadurecimento, para quem antes parecia querer apitar jogos. Ainda aprendeu a lidar com a imprensa e as muitas cobranças, além de se preocupar menos com o que dizem a seu respeito. A melhor resposta acaba sendo mesmo dentro de campo.

Colunista do LANCE!, Eduardo Tironi inclui a felicidade sob o comando de Tit na Seleção Brasileira como um dos fatores para a evolução no comportamento de Neymar:

- É natural para quem tem mais idade agora. Foi para um continente onde o ambiente é superprofissional. Além disto, ele agora está mais feliz com Tite no comando da Seleção Brasileira do que com o Dunga.