Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Licitação da CBF tinha vencedor antes de concorrência, diz jornal

Segundo a Folha, a Sport Promotion foi escolhida para a exploração de publicidade estática antes do recebimento de ofertas concorrentes

Sede da Confederação Brasileira de Futebol, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Escrito por

A licitação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para a exploração de publicidade estática já tinha um vencedor antes mesmo do recebimento de ofertas concorrentes, garante o jornal Folha de São Paulo. Segundo o veículo, a informação era sabida desde o dia 24 de janeiro, quando a Confederação publicou em seu site oficial a convocatória para o processo.

Em reportagem publicada nesta quarta-feira, a Folha diz que no dia 31 de janeiro - data da apresentação das propostas pelas empresas concorrentes à CBF, o jornal registrou a informação recebida pela reportagem no cartório do 1º Tabelião de Notas da Capital, em São Paulo.

Já em 7 de fevereiro, mesmo dia em que os clubes se reuniram pela primeira vez na sede da entidade para discutir as ofertas, foi feito um anúncio cifrado na seção de classificados com o nome traduzido da empresa, e número e CEP da sede da CBF no Rio de Janeiro.

Relação antiga

A Sport Promotion tem relações com a CBF há cerca de 30 anos. A empresa começou trabalhando com o programa Show do Esporte, da Bandeirantes, e se expandiu no esporte brasileiro. Atualmente, de acordo com seu site oficial, a companhia detém os direitos de transmissão das Séries B, C e D do Brasileiro em parceria com emissoras de televisão, e ainda explora as placas de publicidade dessas competições.

A Sport Promotion também trabalha com os Campeonatos Brasileiros Feminino, masculino sub-20 e Copas do Brasil sub-17 e sub-20. Em documento enviado na concorrência pela publicidade da Série A, a empresa diz ser detentora dos direitos de 7 dos 12 campeonatos nacionais ou regionais de futebol.

Resposta da CBF

A reportagem da Folha trouxe ainda um resposta da Confederação. A entidade rebateu dizendo que "a insinuação feita pelo jornal é absurda", que não interferiu na escolha dos clubes, e que a proposta vencedora foi "de longe" a de maior valor.

De acordo com o jornal, a EY, empresa contratada para auditar a licitação, também disse que não houve interferência no processo. A Sport Promotion afirmou que só soube que ganhou a concorrência na terça-feira (12), após o anúncio oficial da confederação.