Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Garçom e artilheiro, Coutinho iguala recorde de Pelé na Copa de 1958

Na primeira conquista de Mundial do Brasil, o ex-jogador do Santos participou de jogadas de gol em suas três primeiras partidas de Copa do Mundo, assim como o camisa 11 de Tite

Paulinho recebeu linda assistência de Coutinho para marcar o primeiro gol do Brasil contra a Sérvia (Foto: AFP)
Escrito por

Um dos melhores jogadores do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo, o meia-atacante Philippe Coutinho igualou um recorde de Pelé, datado do Mundial de 1958: gols ou passes decisivos em seus três primeiros jogos de Copa na sequência. Foi assim com o Rei do Futebol, que estrou contra a União Soviética, dando assistência para Vavá marcar o segundo de seus dois gols. 

Coutinho estreou em Copas do Mundo no empate com a Suíça, em Rostov, com lindo gol de fora da área. Depois, contra a Costa Rica, em São Petersburgo, marcou gol salvador no fim do jogo e abriu caminho para a vitória por 2 a 0. Contra a Sérvia, nesta quarta-feira, em Moscou, deu ótimo lançamento para Paulinho dominar e tocar por cima do goleiro. 

Diferente de Coutinho, os gols marcados por Pelé não foram na primeira fase do Mundial. O Rei do Futebol ficou fora das duas primeiras partidas da fase de grupos, estrou no terceiro jogo, dando assistência para Vavá. 

Pelé, de fato, apareceu para o mundo na partida de quartas de final, contra o País de Gales, quando de maneira primorosa fez o gol da vitória brasileira que abriria caminho para o título mundial. 

Na semifinal contra a França, fez nada menos do que três gols, comandando a vitória por 5 a 2. Vavá fez outros dois. Na final, o camisa 10 do Brasil voltou a marcar: fez dois na vitória por 5 a 2 contra a Suécia. Outro recorde que Coutinho pode atingir, dependendo de seu desempenho no jogo contra o México. 

Confira os outros brasileiros a marcarem em seus três primeiros jogos de Copa do Mundo: 

Leônidas (1934-1938)
Perácio (1938)
Ademir (1950)
Zizinho (1950)
Baltazar (1950-1954)
Didí (1954)
Pelé (1958)
Coutinho (2018)