Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa do Mundo: Brasil já foi campeão com derrota? Veja as campanhas

Com uma escalação recheada de reservas, Seleção joga mal e perde para Camarões por 1 a 0, com gol de Aboubakar, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 

Brasil perdeu para Camarões por 1 a 0, nesta sexta, do Estádio Lusail (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)
Escrito por

Com uma equipe recheada de reservas, o Brasil foi surpreendido e perdeu para Camarões por 1 a 0, nesta sexta, no Lusail. Com isso, a seleção de Tite terá que quebrar uma escrita caso queira ser hexacampeã da Copa do Mundo, no Qatar. Ao longo da história, o Brasil jamais conquistou um título mundial com derrota nas campanhas (58, 62, 70, 94 e 2002). 

+ Brasil x Coreia do Sul: saiba data e horário do confronto das oitavas de final

No primeiro título, o Brasil até tropeçou na primeira fase, porém, sob o comando de Vicente Feola caminhou rumo à conquista com a presença de um jovem que encantaria o mundo: Edson Arantes do Nascimento. Contudo, o deslize foi para a Inglaterra, que também buscava sua primeira conquista, que só veio oito anos depois, em solo britânico. A Seleção venceu Áustria e União Soviética e garantiu a classificação para a segunda fase.


Quatro anos depois, a campanha do bicampeonato também contou com um empate entre os jogos da primeira fase. Sob a batuta de Aymoré Moreira e com Garrincha inspirado, o Brasil voltou a erguer a taça Jules Rimet, mas tropeçou para a Tchecoslováquia na fase de grupos, com um empate sem gols. Com as vitórias sobre México e Espanha, a seleção canarinho ficou com a vaga e reencontrou os tchecos na decisão.

+ Confira e simule a tabela da Copa do Mundo 

Em 1970, naquela que é considerada por muitos como a maior Seleção Brasileira da história, a campanha na primeira fase foi irretocável. Com vitórias sobre Romênia e Inglaterra e goleada sobre a Tchecoslováquia, a equipe era comandada por Mário Jorge Lobo Zagallo, que se tornaria uma lenda no país ao também vencer como treinador. 

Depois de um longo jejum (24 anos), a pressão sobre o Brasil era gigantesca, mas a equipe contava com uma dupla inspirada: Romário e Bebeto. Com triunfos sobre Rússia e Camarões, a equipe de Carlos Alberto Parreira chegou já classificada na última rodada e empatou por 1 a 1 com a Suécia, do goleiro Ravelli. As seleções se reencontraram nas semifinais, e deu Brasil, com gol do baixinho, de cabeça.

Camarões surpreendeu o Brasil na fase de grupos (Foto: NELSON ALMEIDA/AFP)

Por fim, em 2002, a campanha na primeira fase do pentacampeonato foi uma das melhores da história da seleção. Na estreia, o grupo comandado por Luiz Felipe Scolari venceu a Turquia por 2 a 1, e enfileirou duas goleadas contra China e Costa Rica. Na fase eliminatória, a equipe passou por Bélgica, Inglaterra, Turquia e Alemanha.

HISTÓRICO DO BRASIL NA FASE DE GRUPOS DE COPA DO MUNDO

1958


Brasil 3 x 0 Áustria
Brasil 0 x 0 Inglaterra
Brasil 2 x 0 União Soviética

Passou em primeiro com 5 pontos (na época as vitórias valiam 2 pontos). No mata-mata, eliminou País de Gales, França e Suécia.

1962

Brasil 2 x 0 México
Brasil 0 x 0 Tchecoslováquia
Brasil 2 x 1 Espanha

Passou em primeiro com 5 pontos. No mata-mata, eliminou Inglaterra, Chile e Tchecoslováquia.

1970

Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia
Brasil 1 x 0 Inglaterra
Brasil 3 x 2 Romênia

Passou em primeiro com 6 pontos. No mata-mata, eliminou Peru, Uruguai e Itália.

1994

Brasil 2 x 0 Rússia
Brasil 3 x 0 Camarões
Brasil 1 x 1 Suécia

Passou em primeiro com 7 pontos. No mata-mata, eliminou Estados Unidos, Holanda, Suécia e Itália.

2002

Brasil 2 x 1 Turquia
Brasil 4 x 0 China
Brasil 5 x 2 Costa Rica

Passou em primeiro com 9 pontos. No mata-mata, eliminou Bélgica, Inglaterra, Turquia e Alemanha.