Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

​Com baixas, Danilo pode repetir função da Juventus e ser o lateral-esquerdo da Seleção nas oitavas da Copa

Defensor, que originalmente atua pelo lado direito, tem jogado mais pelo flanco esquerdo na Itália nesta temporada e é opção direta com ausências no Brasil

Danilo se machucou na estreia da Copa, mas deve ter condições de retorno (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

A comissão técnica da Seleção Brasileira confia no retorno de Danilo para a partida contra a Coreia do Sul, na próxima segunda-feira, nas oitavas de final da Copa do Mundo. O lateral-direito sofreu uma lesão no tornozelo na estreia do Mundial, mas vem se recuperando. A questão é que ele pode aparecer no Estádio Lusail em uma função diferente da que vinha exercendo.

+ Médico da Seleção mostra otimismo com retorno de Neymar, Danilo e Alex Sandro: 'Ainda temos 72 horas'

Com as lesões de Alex Sandro, que machucou o quadril e ainda não está em um estágio tão avançado para retornar, e Alex Telles, cortado da Copa após sair lesionado contra Camarões, a Seleção está sem nenhum lateral-esquerdo. Apesar de atuar pela direita, Danilo pode ser tranquilamente deslocado para o flanco oposto.

O camisa 2 tem jogado mais pelo lado esquerdo na Juventus. Massimiliano Allegri joga com três zagueiros e dois alas bem abertos. O brasileiro, apesar de lateral de origem, é um dos defensores da primeira linha, sempre posicionado pelo flanco esquerdo.

+ ANÁLISE: Brasil perde quando 'podia' perder, mas muitos jogadores ficam devendo em derrota para Camarões

Bremer, companheiro de Seleção, tem sido o zagueiro que atua no lado direito na linha defensiva. Danilo acumula médias de 1.4 interceptação, 1.8 desarme e 1.8 corte no alto por jogo no Campeonato Italiano desta temporada - os dados são do "SofaScore".

Posicionamento de Danilo no último jogo pela Juventus antes da Copa (Foto: Reprodução/SofaScore)

No Manchester City, comandado por Guardiola há quatro temporadas, Danilo alternava partidas entre as laterais direita e esquerda - basicamente a mesma posição que o português João Cancelo exerce atualmente, apesar das funções e características praticamente opostas.

+ Gabriel Jesus supera marca de 500 minutos sem marcar gol em Copas do Mundo

E a lateral-direita, como ficaria? Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Tite explicou que não enxerga Éder Militão no setor como uma improvisação, já que a criação do atleta do Real Madrid foi na posição. O camisa 14, inclusive, jogou por ali na partida contra a Suíça, na 2ª rodada.

Isso abriria espaço para Danilo entrar na esquerda. Tudo vai depender da resposta dada por Alex Sandro até a partida, mas a comissão não descarta a utilização do camisa 2 no flanco oposto por entender que ele também pode exercer as funções por ali.

Se avançar da Coreia do Sul, a Seleção Brasileira enfrentará o vencedor de Japão x Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo.