Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF anuncia Branco como novo coordenador de base da Seleção

Tetracampeão mundial em 94 retorna a cargo que já tinha ocupado de 2003 a 2007; Branco também acumula experiência como dirigente no Fluminense, onde encerrou a carreira

Branco foi anunciado como novo coordenador de base da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Ele voltou! Nesta terça-feira, a CBF anunciou Branco como novo coordenador de base da Seleção Brasileira. O tetracampeão mundial em 1994 já tinha exercido a mesma função entre 2003 e 2007, quando conquistou diversos títulos - entre eles, o Mundial Sub-20 (2003), o Mundial Sub-17 (2003), o Sul-Americano Sub-15 (2005), o Sul-Americano Sub-17 (2005) e o Sul-Americano Sub-20 (2007).

Branco trabalhará em conjunto com a coordenação do grupo principal da Canarinho. Como jogador, ele ficou marcado principalmente pelo histórico gol de falta contra a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo de 1994.

- Estou feliz em voltar, muito animado. Chego para fazer um trabalho alinhado com a coordenação da Seleção Principal, acompanhando de perto as competições e jogadores da base e mantendo uma interlocução próxima com os clubes - comemorou.

Além da Seleção, o ex-lateral acumula passagens como dirigente no Fluminense, clube em que teve maior destaque na carreira. Nas Laranjeiras, Branco foi diretor-executivo e participou da conquista da Copa do Brasil; ele também integrava a cúpula tricolor nos vices da Libertadores (2008) e Sul-Americana (2009). Ele foi treinador de outras três equipes: Figueirense, Guarani e Sobradinho (DF).

- O Branco chega para cumprir dois conceitos cruciais da base: preparar com eficiência nossos jovens valores para integrar o time principal e conquistar os títulos que notabilizam o Brasil. Que ele traga sua experiência e seu estigma de vencedor – afirmou Rogério Caboclo, presidente eleito da CBF.

Pela Seleção Brasileira, Branco disputou 78 jogos e conquistou a Copa do Mundo de 1994 e a Copa América de 1989. O lateral acumulou 50 vitórias, 16 empates e 12 derrotas, com dez gols marcados. O ex-jogador iniciou a carreira  no Guarany de Bagé (RS) e passou por grandes clubes do Brasil, como Fluminense, Grêmio, Corinthians e Flamengo. Ele encerrou a carreira no Tricolor carioca, onde sagrou-se campeão brasileiro em 1984. Branco ainda jogou por times da Itália, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.