Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Coutinho não espera que Costa Rica vá aliviar: ‘Irão bater também’

Craque do Brasil espera por jogo duro contra os costarriquenhos nesta sexta-feira, em São Petersburgo e, por isso, espera time mentalmente forte e mais jogadas pelo lado direito

Pedro Martins / MoWA Press
Escrito por

O meia-atacante Philippe Coutinho espera por outro jogo duro nesta sexta-feira, contra a Costa Rica, em São Petersburgo, e acredita que o adversário apelará para as faltas, reclamação da Seleção Brasileira contra a Suíça na estreia. Só Neymar sofreu dez das 19 cometidas pelo adversário.

Mas Coutinho tem a receita para o Brasil conseguir sua primeira vitória na Copa do Mundo da Rússia: ter calma com as pancadas e faltas que segundo ele certamente virão e usar mais o lado direito do ataque. Contra a Suíça, a maioria das jogadas foram trabalhadas na esquerda, onde jogam o camisa 11 e o craque Neymar. 

- Com certeza vão bater também. Estamos falando de uma Copa do Mundo, temos jogadores rápidos. O árbitro vai estar ligado nesse jogo, importante manter a posse, ter calma, sair nos momentos certos, ter equilíbrio, girar mais a bola no lado direito - ponderou o meia, durante entrevista coletiva após o treino da Seleção Brasileira em Sochi, nesta terça-feira. 

No partida de estreia, chamou atenção, após o jogo, a irritação dos jogadores brasileiros com a atuação do árbitro mexicano César Ramos e a não utilização do VAR. Embora tenha preferido não entrar no mérito da questão durante a entrevista coletiva, Coutinho disse estar se cuidando para saber a maneira certa de falar com a arbitragem sem prejudicar a equipe e que conta com o "psicólogo" Tite para ajudar o grupo a se manter mentalmente forte. 

- Dependendo da forma que você fala com o árbitro, acaba se prejudicando, prejudicando a equipe com um cartão. Não é isso que a gente quer. Creio que tem pessoas competentes fazendo o trabalho deles. Sobre o VAR, o professor Tite já falou, a CBF também. Sobre isso, prefiro não comentar. Prefiro focar só no nosso próximo adversário, o jogo contra a Costa Rica - disse, e completou: 

- O professor sempre conversa com a gente nas reuniões. Ele é como se fosse um psicólogo. Conseguiu colocar isso na nossa cabeça, de estar mentalmente forte, é uma coisa que cada um leva consigo. É muito importante, acho que temos que continuar assim, esse é o segredo, a chave. Vamos enfrentar pedreiras, o próximo já é um deles, e nós temos que estar mentalmente fortes.


Coutinho também foi perguntado sobre o problema com Neymar, o seu gol contra a Suíça e outros assuntos. Confira trechos:

NEYMAR
Eu vi o que vocês viram, não conversei com ele depois, até porque estava com minha família. Hoje também era recuperação, estava no final, acredito que ele tenha sentido, mas é normal.

PRÓXIMO JOGO
Infelizmente acabamos empatando, mas temos essa nova oportunidade. Vai ser um grande jogo e o que temos de fazer é estar focado, cabeça boa, mentalmente estar forte para chegar na sexta e fazer grande jogo.

ESTRATÉGIA
A gente podia ter virado mais o jogo. ÀS vezes a gente pega a bola e já quer atacar, fazer o gol, criar jogadas. Então temos de ter o equilíbrio, girar mais a bola para entrar no momento certo.

É UM DOS MELHORES DO MUNDO?
Sempre falei que não gosto muito de falar sobre mim mesmo. Não é uma coisa que tenho na cabeça, o que tenho é sempre me preparar, aprender, evoluir, e fazer o melhor para ajudar o Brasil a ser campeão. Sobre melhor do mundo, está entre esses jogadores. Deixo isso para pessoas de fora.

COPA DO MUNDO - GOL MAIS BONITO
A gente olha, vê alguns jogos quando dá, a gente tenta acompanhar. Vi jogos bem equilibrados, um pouco de Colômbia, com Japão. Sobre gol mais bonito, não sei qual foi. Deixo para vocês, espero que escolham o meu (risos).