Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Centrado, habilidoso com pés e mãos, e vencedor: Santos chega à Seleção

Credenciado pelas conquistas no Athletico-PR, camisa 1 é uma das novidades de Tite para amistosos de outubro. Ao L!, pessoas que conviveram com o goleiro confiam em evolução

'É um goleiro seguro, discreto e joga muito bem com os pés', diz Tite sobre o camisa 1 do Furacão (Divulgação)
Escrito por

A convocação de Tite para os amistosos da Seleção Brasileira contra Senegal e Nigéria deu passagem a um goleiro "novato" que chega repleto de credenciais. Um dos pilares da mudança de patamar do Athletico-PR, Santos já havia sido crucial na conquista da Copa Sul-Americana de 2018. Mas seu desempenho durante o inédito título do Furacão na Copa do Brasil arrebatou de vez o treinador.

- O Santos, nós estávamos assistindo ao jogo da final (da Copa do Brasil, entre Athletico-PR e Internacional)... A gente estava sentado e o presidente (da CBF, Rogério Caboclo) falou: "Tite, o que tu acha do Santos?". Eu disse: "ele é um goleiro seguro, discreto e joga muito bem com os pés, fora outras virtudes e informações".

Santos cala Maraca lotado: crucial no título do torneio (Eldio Suzano/Photopress)

A segurança do camisa 1 ficou mais nítida nas quartas de final e nas semifinais. Mesmo diante de um Maracanã lotado, Santos defendeu os pênaltis de Diego (em cobrança na qual só ficou estático para salvar uma "cavadinha" do camisa 10 do Rubro-Negro) e de Everton Ribeiro e levou o Furacão a despachar o Flamengo. Na fase seguinte, voltou a brilhar ao pegar pênalti de Pepê na disputa de pênaltis contra o Grêmio.

O grande desempenho, porém, não é visto como surpreendente por quem conhece o goleiro nascido em Cabaceiras (cidade a 166km de João Pessoa que recebeu o apelido de "Roliúde nordestina", pois lá foram gravados filmes como "O Auto da Compadecida" e "Cinema, Aspirinas e Urubus").  Primeiro treinador de Santos no Porto de Caruaru (PE), Luciano Ribeiro apontou alguns detalhes que já pesavam para ele:

- Desde que chegou, o Santos mostrou que era muito concentrado, calado, e bastante observador. E acima de tudo: tinha qualidade com os pés, algo que é tão valorizado no futebol atualmente, pois as jogadas já começam com os goleiros - lembrou, ao LANCE!.

'Ele já tinha a habilidade para jogar com os pés', diz Luciano Ribeiro, seu primeiro técnico no Porto de Caruaru (Miguel Locatelli/Athletico-PR)

Preparador de goleiros que ficou com a responsabilidade de aprimorar Santos no Porto-PE, Felix recorda a saga do camisa 1:

- Ele foi trazido de Campina Grande por um rapaz chamado Dario (segundo treinador da carreira do goleiro). Eu era preparador de goleiros do Porto de Caruaru na época, e ele foi crescendo aos poucos aqui. O Santos chegou se destacou muito em uma edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Aí, em 2008, veio o Athletico-PR e fez a proposta para ele sair.

O ex-preparador de goleiros detalhou que, desde cedo, Santos tinha algumas características que ainda carrega com ele:

- A tranquilidade dele, a calma que tem para evitar um chute do adversário. Estas coisas me deixam muito grato.

Luciano Ribeiro (que hoje é treinador do Sete de Setembro-PE), vê uma evolução no seu antigo comandado:

- É muito frequente as jogadas se iniciarem com ele e, com o passar do tempo, ficou ainda mais concentrado. Além disto, ganhou confiança e tem mostrado reflexo para se firmar em especial na Arena da Baixada, onde a grama é sintética.

O ex-preparador de goleiros, Felix, não escondeu a euforia de ver o "pupilo" na Seleção Brasileira:

- Foi bem gratificante. Vi o Santos se desenvolver como jogador, se firmar e, de repente, acontecer a convocação. Isto não tem preço para.

Já o ex-técnico do camisa 1 do Furacão revelou um contato com o novo convocado de Tite.

- Consegui o telefone dele, mandei uma mensagem. Além de deixar parabéns, disse para ele continuar a ser este jogador centrado, firme. Tenho certeza de que ele vai longe. É mais um atleta do Porto que se destaca - disse, destacando o fato de o clube de Caruaru já ter sido palco dos primeiros passos de jogadores como Josué, Rômulo e Araújo.

Uma das pessoas que mais conviveram com Santos em seu início de carreira, Felix deixou um conselho para a sequência de caminhada do goleiro:

- Não deixar o sucesso com esta convocação subir à cabeça. Continue a agir da mesma forma que chegou na Seleção Brasileira.

O técnico Luciano Ribeiro ratifica este "conselho" à novidade de Tite:

- Que ele não mude. Ele já treinava muito, agora vai ter de treinar mais ainda. Mais difícil do que chegar à Seleção Brasileira, manter-se no patamar de Seleção. Além disto, acredito que o Athletico-PR tenha muito a crescer e muito a conquistar - e completa:

- O Santos sabe disto, e vai manter o jeito dele. Ele é muito reservado, não entra em grandes polêmicas. É só ter esta continuidade.