Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Brasil
escudo default
0
(4)
(3)
0
escudo default
Paraguai

Acabou a maldição! Nos pênaltis, Brasil passa pelo Paraguai e vai às semifinais da Copa América

Seleção Brasileira empata no tempo normal, mas vence paraguaios nos pênaltis - diferente das últimas duas edições, com o contrário ocorrendo. Brasil teve um jogador a mais

AFP
Escrito por

Acabou a maldição! Depois de ser eliminado pelo Paraguai nos pênaltis nas últimas duas edições da Copa América, o Brasil deixou para trás o passado. Na noite desta quinta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), pelas quartas de final da competição, a Seleção Brasileira empatou em 0 a 0 no tempo normal, mas venceu os paraguaios nas penalidades por 4 a 3. Semifinalistas, os comandados de Tite esperam, agora, pelo vencedor de Venezuela e Argentina, que jogam nesta sexta. A semi será terça, no Mineirão.

O gol da classificação nos pênaltis foi marcado por Gabriel Jesus. No tempo normal, a Seleção Brasileira esteve durante quase todo o segundo tempo com um jogador a mais, já que Balbuena, do Paraguai, recebeu cartão vermelho, mas não conseguiu converter a vantagem numérica em gol. Antes de a bola rolar, a Confederação Brasileira de Futebol organizou um minuto de silêncio em homenagem a Thalles, ex-atacante do Vasco e da base do Brasil, que morreu no último fim de semana.

DE IGUAL PARA IGUAL
Diferentemente do esperado, quando se via o Brasil com amplo favoritismo, ainda mais depois da goleada sobre o Peru na última rodada da fase de grupos, a partida diante do Paraguai foi marcada por igualdade entre as seleções. Os paraguaios começaram com a iniciativa, levando perigo com Hernán Pérez, enquanto os brasileiros arriscavam mais com Roberto Firmino. Derlis González ainda obrigaria o goleiro Alisson a fazer grande defesa, aos 28 minutos. O primeiro tempo se arrastava de uma forma inesperada, o que renderia vaias na saída para o intervalo do público no estádio.

EVOLUÇÃO NA ETAPA FINAL
Após a conversa no vestiário durante o intervalo, o Brasil voltou melhor no segundo tempo. A entrada de Alex Sandro no lugar de Filipe Luis melhorou a movimentação brasileira. Em um todo, a evolução foi nítida, com os brasileiros passando a dominar os paraguaios, levando perigo ao goleiro Gatito Fernández em maior escala. Aos nove, o juiz marcou pênalti para o Brasil, após Roberto Firmino ser derrubado pouco antes da linha, mas após o auxílio do vídeo, a marcação foi corrigida e Balbuena, do Paraguai, expulso - corretamente. O jogo ficaria mais aberto.

TENTATIVAS EM VÃO
Com um jogador a mais, o Brasil passou a pressionar, aproveitando que a partida ficou mais aberta com a expulsão de um defensor do Paraguai. Mas as tentativas acabaram sendo em vão. Philippe Coutinho, Thiago Silva, Alex Sandro, Arthur, Gabriel Jesus, Marquinhos, Everton, Willian - este acertando a trave nos minutos finais -, praticamente todos os jogadores comandados pelo técnico Tite tiveram oportunidades, todas desperdiçadas. Gatito, que defende o Botafogo, brilhou muito, o que acabou provocando a disputa da classificação para as penalidades.

HAJA CORAÇÃO, AMIGO!
E os mais de 45 mil torcedores que foram acompanhar o Brasil nas quartas de final da Copa América tiveram que segurar a emoção e o coração na disputa dos pênaltis, que definiriam o primeiro semifinalista da competição. E a festa foi brasileira no fim das cobranças. Willian, Marquinhos, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus converteram para o Brasil. Almirón, Valdez e Rodrigo Rojas converteram para o Paraguai. Gustavo Gómez parou em Alisson e Derlis González mandou para fora - mesmo cenário de Roberto Firmino. Empate sem gols no tempo normal, 4 a 3 para a Seleção Brasileira nos pênaltis, fim de maldição e que venha a semifinal, amigos!

FICHA TÉCNICA
BRASIL 0 (4) X (3) 0 PARAGUAI


Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data/hora: 27/6/2019, 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI) - Nota LANCE!: 5,5 (não influenciou no resultado, mas parou muito o jogo e deu pouco tempo de acréscimo na etapa final)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Cláudio Rios (CHI)
Árbitro de vídeo: Julio Bascuñan (CHI)
Público/renda: 45.495 pagantes/R$ 10.352.430,00
Cartões amarelos: Filipe Luís, Roberto Firmino, Arthur (BRA) e Arzamendia, Iván Piris, Alonso (PAR)
Cartão vermelho: Balbuena 12'/2ºT (PAR)

GOL: -
PÊNALTIS: Gustavo Gómez (0-0), Willian (1-0), Almirón (1-1), Marquinhos (2-1), Valdez (2-2), Philippe Coutinho (3-2), Rodrigo Rojas (3-3), Roberto Firmino (3-3), Derlis González (3-3) e Gabriel Jesus (4-3)

BRASIL: Alisson, Daniel Alves (Lucas Paquetá 40'/2T), Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís (Alex Sandro intervalo); Allan (Willian 25'/2ºT), Arthur e Philippe Coutinho; Everton, Gabriel Jesus e Roberto Firmino. Técnico: Tite.

PARAGUAI: Gatito Fernández, Iván Piris, Gustavo Gómez, Balbuena e Arzamendia (Valdez 15'/2ºT); Alonso, Richard Sánchez (Escobar 32'/2ºT), Ortiz e Derlis González; Almirón e Hernán Pérez (Rodrigo Rojas 29'/2ºT). Técnico: Eduardo Berizzo.