Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zagueiro se destaca, mas ‘sombra’ de Aidar atrapalha volta ao São Paulo

Iago Maidana foi um dos jogadores mais elogiados na Série B e os paranistas já anunciaram que o querem por definitivo; diretoria tricolor ainda não tomou uma decisão 

Iago Maidana reforçaria o sub-20, mas treina entre os profissionais (Foto: Maurício Rummens/Fotoarena)
Escrito por

Destaque do Paraná, o zagueiro Iago Maidana está cheio de moral após ajudar a recolocar o clube de Curitiba na Série A do Brasileirão depois de uma década inteira jogando a Segunda Divisão. Mesmo com o bom futebol, o defensor pode não retornar ao São Paulo ao fim de seu contrato de empréstimo. Tudo isso por conta do episódio envolvendo o ex-presidente Carlos Miguel Aidar.

Os paranistas, que terão o atleta por empréstimo até o dia 31 de dezembro, informaram que pretendem contar com o jogador para a próxima temporada e que estão dispostos a abrir negociações. Por sua vez, o São Paulo, com quem Maidana possui contrato até setembro do ano que vem, não se posicionou quando foi procurado pelo empresário do atleta e tampouco abriu as conversas, deixando as dúvidas no ar.

Como os curitibanos já garantiram o acesso à elite de forma antecipada e o Tricolor se livrou do rebaixamento à Série B duas rodadas antes do fim do Brasileirão, os clubes devem iniciar as negociações apenas agora, restando pouco mais de um mês para o término do vínculo de Maidana com o Paraná. No entanto, mesmo que o São Paulo se mostre animado para ter o jogador de volta, o clima é negativo para que isto ocorra.

Apesar de saber que perderá o uruguaio Lugano ao fim da temporada e que Maidana poderia ser um bom nome na composição do elenco para 2018, os gestores do São Paulo temem que o retorno do atleta possa trazer à tona o caso, ocorrido em 2015, que culminou na renúncia do ex-presidente Carlos Miguel Aidar.

Na época, Maidana havia sido vice-campeão mundial com a seleção brasileira sub-20 e se destacava no Criciúma. Ele foi comprado por R$ 800 mil por uma empresa chamada Itaquerão Soccer. Depois, foi inscrito no Monte Cristo, clube da Terceira Divisão de Goiás, e vendido ao São Paulo na sequência por R$ 2 milhões, referentes a 60% de seus direitos. O caso chamou a atenção da Fifa e acabou resultando em uma grave crise política no Tricolor.